Freguesia da Costa cria Dia da Freguesia para “reforçar sentimento identitário”
A 18, 22 e 23 de julho. Conheça o programa.
Nos próximos dias 18, 22 e 23 de julho, a Freguesia da Costa vai dinamizar as comemorações do Dia da Freguesia. O objetivo desta primeira edição é “promover a união” numa freguesia com “características muito particulares”, explicou ao Mais Guimarães o presidente da freguesia, Vítor Matos.
“Sentimos a necessidade de reforçar este sentimento identitário da freguesia de forma a termos uma fixação saudável da população”, refere o autarca.
A 18 de julho, em Dia de Santa Marinha da Costa, decorrerá uma missa na Igreja do Mosteiro de Santa Marinha da Costa, pelas 18h30. Segue-se a sessão solene que, além dos habituais discursos, servirá ainda para homenagear a instituições e pessoas da freguesia.
A partir de 22 de julho iniciam-se os grandes momentos de convívio, com o Terreiro do Mosteiro a ser palco da Feirinha da Costa, que vai reunir diversas associações locais. Além de divulgar as suas atividades, as associações ou instituições que lá se queiram fazer representar ficarão com os lucros arrecadados dos produtos vendidos.
Ao longo da tarde, os mais pequenos poderão usufruir de insufláveis e outras diversões, no Parque Desportivo da JUNI (Jovens Unidos Num Ideal).
Pelas 18h00 decorrerá a inauguração da reabilitação do tanque público da rua de Santa Marinha. A reabilitação progressiva de todos os tanques públicos é uma pretensão da autarquia local, que tem em vista a recuperação de um tanque por ano.
“Até ao final do mandato queremos tê-los todos operacionais, até porque ainda são usados. Vemos alguns na cidade que apenas têm aspecto simbólico, mas não é o nosso caso”, elencou o presidente da Junta de Freguesia.
A noite, que se dividirá em duas partes, é reservada à atuação de artistas vimaranenses. Pelas 20h30, destaque para a sessão de fados, à qual se segue a atuação do Grupo Vimaranense Show-On.
A escolha exclusiva de artistas vimaranenses prende-se com o facto de se tratar de uma “festa identitária”. “Parece-nos que não faz sentido ir buscar artistas de fora. Numa perspectiva mais comercial e para reunir muita gente temos as nossas festas da Costa, retomadas o ano passado, ao fim de 25 anos”, acrescentou.
No último dia das festividades, domingo, o dia inicia-se com uma procissão (10h00) e uma eucaristia em honra de Santa Marinha da Costa (10h30). Da parte da tarde, estará novamente disponível para visita a Feirinha da Costa, abrilhantada pela atuação do Rancho Folclórico.
“As expectativas são altas e temos certeza de que tudo vai correr bem. A população e as coletividades estão empolgadas”, destacou Francisco Tadeu, um dos responsáveis pela organização do evento.
Escolha da Igreja do Mosteiro de Santa Maria da Costa pretende alertar para o seu estado de degradação
Apesar do carácter festivo do Dia da Freguesia, a escolha do local para a sessão solene, que contará com a presença de diversas entidades oficiais, não foi ao acaso. A organização quer alertar para o problema da sua degradação, que já se arrasta há vários anos.
Recorde-se que em novembro de 2022 a Direção Regional de Cultura do Norte anunciou que não iria alocar a verba prevista de 550 mil euros para esta reabilitação.
“Será a forma de chamarmos à atenção para a degradação deste monumento nacional e que é um dos ex-líbris da freguesia e do concelho”, apontou Francisco Tadeu.
Também Vítor Matos exprimiu a sua preocupação. “Estas últimas alterações de que ouvimos falar nas últimas semanas, relativamente à transferência de competências da gestão dos monumentos, preocupa-nos imenso. Geralmente, o que acontece é que nestes momentos de transição há um hiato e não se tomam decisões. Temos medo aconteça um desastre antes de que efetivamente tomem a decisão de proceder à sua recuperação”, finalizou o autarca local.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 14, 2024
A exemplo dos anos anteriores, Osmusiké - Associação Musical e Artística do Centro de Formação Francisco de Holanda - organizou no passado, dia 12 de outubro, mais uma edição dos “Sons de Outono” no grande auditório Francisca Abreu, no Centro Cultural Via Flor.
Outubro 14, 2024
Teste, que se realiza entre os dias 17 e 19 de outubro, procura avaliar o impacto dos projetos de qualificação e regeneração, em fase de conclusão da Alameda S. Dâmaso (norte), Largo do Toural (nascente), Rua de Santo António e Av. D. João IV, com incidência na mobilidade viária.
Outubro 14, 2024
O médico vimaranense Hélder Pereira foi eleito presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Artroscopia e Traumatologia Desportiva (SPAT),durante o congresso que decorreu em Viana do Castelo.