Guidance: Festival de dança contemporânea prossegue esta quarta-feira

O 13.º Guidance, festival de dança contemporânea que decorre na cidade berço, retoma esta quarta-feira, dia 07 de fevereiro, com ".G RITO" a subir ao palco do CCVF.

© Direitos Reservados

A peça dirigida por Piny retrata os diferentes corpos do mundo numa narrativa desalinhada sem geografia precisa. O espetáculo realiza-se no Grande Auditório Francisca Abreu do Centro Cultural Vila Flor (CCVF) às 21h30.

Com direção artística de Gaya de Medeiros, “Atlas da Boca” apresenta dois corpos trans e investiga a boca como um ponto de união entre a palavra, a identidade e a voz, o público e o privado, o erotismo e a política. Através da dança contemporânea, a peça discute esse espaço simbólico capaz de estabelecer narrativas.

O Guidance desce ao centro da cidade com “Atlas da Boca”, peça que se realiza no Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) às 21h30 do dia 08 de fevereiro.

Numa viagem até à Ásia, o espetáculo “Beings” traz a Guimarães uma representação inspirada no caracter chinês “人” (pessoa). A peça dirigida por Yeu-Kwn Wang, da Shimmering Production, explora os laços entre as duas pinceladas que suportam a caligrafia. Ligando os dois intérpretes, “Beings” termina com uma reviravolta emocionante. A peça terá lugar no Teatro Jordão na próxima sexta-feira, dia 09 de fevereiro, pelas 21h30.

O último dia do evento abre com “Anda, Diana”, um espetáculo que obriga o público a pensar o que está para além da dança e do corpo. A peça de Diana Niepce foca-se num exercício de inflexão, que faz questionar o que está para além da linguagem. Com lugar no CIAJG, “Anda, Diana” arranca às 18h30 do dia 10 de fevereiro.

© Direitos Reservados

“Bulabulay Mun?”, uma peça com estreia nacional, encerra as hostes da 13.ª edição do Guidance no Grande Auditório Francisca Abreu, às 21h30 do dia 10 de fevereiro. Com direção artística de Tjimur Dance Theatre, a peça reconstrói a primeira guerra que envolveu forças estrangeiras na história contemporânea de Taiwan: “Incidente Mudan de 1874”.

Atividades Paralelas:

Além dos espetáculos, o Guidance tem uma vasta oferta de atividades à margem da dança, como as masterclasses com Tjimur Dance Theatre às 18h30 da próxima quinta-feira, dia 08 de fevereiro, no CCVF.

O Guidance promove também as Talks com o público, que se realizam na próxima sexta-feira, dia 09 de fevereiro, e sábado, dia 10. As conversas com Shimmering Production realizam-se após a peça “Beings”. Já a Talk com Tjimur Dance Theatre terá lugar depois do final do “Bulabulay Mun?”.

Por fim, o festival tem o debate “O Futuro É Plural. Na Arte Como No Mundo” com moderação de Cláudia Galhós no CIAJG, às 16h00 do próximo sábado, dia 10 de fevereiro.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES