GUIMARÃES DE BICICLETA AINDA NÃO É UMA REALIDADE
Para ser uma verdadeira capital verde, Guimarães terá que ter […]
Para ser uma verdadeira capital verde, Guimarães terá que ter mais gente a andar de bicicleta. O título tem ido maioritariamente para cidades do norte da Europa e a isso não será alheio o uso mais intensivo que ai fazem da bicicleta.Para assinalar o Dia Internacional de Monumentos e Sítios, o Laboratório da Paisagem propôs um passeio de bicicleta pela ribeira Costa/Couros, terminando em Creixomil, junto às instalações do centro de investigação e educação ambiental. A iniciativa, que se realiza pelo segundo ano, tem como objetivo demonstrar que Guimarães é uma cidade ciclável na sua zona urbana. É verdade que ficou demonstrado que é muito agradável pedalar ao longo desta via, porém, o percurso da artéria dificilmente se pode dizer que sirva o centro urbano da cidade. Na realidade, para fazer uso da bicicleta como meio de transporte diário, os vimaranenses terão que percorrer muitas outras artérias, nenhuma delas ainda adaptadas ao uso da bicicleta.Foram quinze os participantes que corresponderam ao desafio do Laboratório da paisagemUm número pequeno se considerarmos a dimensão da cidade e a quantidade de pessoas que faz uso da bicicleta para fins desportivos e recreativos. Ao que parece as pessoas ainda não veem viabilidade no uso da bicicleta como meio de transporte. Os que marcaram presença puderam, além de pedalar, ouvir as explicações do investigador de Geografia do Laboratório da Paisagem, Ricardo Martins, que contextualizou os pontos por onde o passeio passou, sob o ponto de vista geográfico.
Nesta iniciativa também esteve presente o presidente do Laboratório, Jorge Cristino, que aproveitou para dar a conhecer aos participantes os principais projetos de investigação que decorrem no Laboratório da Paisagem, nomeadamente os que estão diretamente relacionados com a qualidade da água da linha de água que ladeou todo o percurso.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
“2030 - A Nova Ordem” é a quarta e última ópera apresentada no âmbito da quinta edição do Festival de Canto Lírico de Guimarães, organizado pela Associação Artística Vimaranense (ASMAV). Um espetáculo para assistir a 14 de dezembro, no Centro Cultural Vila Flor.
Dezembro 3, 2024
A Federação Distrital de Braga do Partido Socialista (PS) encerrou o processo de escolha dos cabeças de lista às Autárquicas 2025, para os quatro concelhos que formam o Quadrilátero Urbano, nomeadamente Guimarães, Braga, Barcelos e Vila Nova de Famalicão.
Dezembro 3, 2024
Depois de uma longa paragem, o Vitória B regressou em força, e na 10ª jornada do Campeonato de Portugal bate o Bragança, que lidera a tabela, em casa por 4-0.