GUIMARÃES PARTICIPOU NO ENCONTRO INTERNACIONAL DO PACTE

Guimarães esteve representada no encontro internacional do projeto PACTE – Promoting Active Cities Throughout Europe, realizado na Associação Empresarial de Berlim, Alemanha. Num dos painéis da iniciativa a Tempo Livre partilhou conhecimentos resultantes das experiências dos programas de promoção da atividade física em ambiente escolar.

O PACTE é um projeto europeu que tem como ideias centrais a construção de cidades mais amigáveis para a atividade física e prática desportiva, o aumento dos níveis de envolvimento e participação dos cidadãos, promover a cidadania desportiva num espírito europeu, captar e motivar mais mulheres para a atividade física, reforçar a comunicação dos benefícios associados à atividade física regular.

Anteriormente, Guimarães integrou um painel de cinco cidades europeias convidadas a partilhar a sua experiência na promoção da atividade física e do desporto, durante um workshop organizado pelo think tank “Sport and Citizenship” no âmbito do projeto PACTE – Promoting Active Cities Throughout Europe, e cujo encontro decorreu em Liverpool.

“O que significa ser uma Cidade Ativa?” foi o tema para um painel que juntou, no mesmo palco, as cidades de Paris (França), Umea (Suécia), Ingelmunster e Gent (Bélgica) e de Guimarães (Portugal). Para além de descrever o contexto sócio demográfico e desportivo da respetiva cidade, cada um dos oradores teve oportunidade de apresentar os programas e atividades já implementados e em que medida a abordagem do projeto “Active Cities” pode contribuir para reforçar o impacto, a sustentabilidade e a visibilidade dessas ações.

Projetos como “Vida Feliz”, Barriguinhas desportistas”, SWUP – Sport for Women in Urban Places, e os programas de atividade física e desportiva para crianças do ensino pré-escolar e primeiro ciclo implementados nas escolas do concelho de Guimarães, bem como a preparação do Plano Municipal de Promoção da Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida, apresentados pelo representante da Tempo Livre, suscitaram o interesse dos parceiros presentes.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?