HÁ CINCO ALTERAÇÕES NA CARTA DE CONDUÇÃO. SAIBA QUAIS SÃO.

Em 2016 foi introduzida a carta por pontos em Portugal. Em 2017 vão haver mais alterações, sendo que algumas já entraram em vigor e uma só entrará a partir de abril. Alterações que vão desde a renovação da carta até à informação contida na mesma.

Agora já pode renovar a sua carta de condução pela internet e com um desconto de 10% incluído. Esta é das alterações que mais vai ajudar a poupar. Pode fazê-lo através do site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), sendo que terá de pagar 27 euros, em vez dos habituais 30 euros que paga ao balcão. Além de poupar uns euros, poupa ainda nas dores de cabeça.

A partir também deste ano, os condutores deixam de ter de alterar a carta quando mudam de morada. Sendo que essa informação deixa de ter relevância legal. Assim a informação que consta na carta passa a ser a que consta no Cartão de Cidadão. Isto significa que na carta de condução vão ser emitidas a fotografia e a assinatura da base de dados do Cartão de Cidadão.

Parte das alterações à carta de condução em 2017 tocam também na sua validade. Condutores das cartas de condução das categorias AM, A1, A2, A, B1, B, e BE habilitados a partir de 30 de julho de 2016, passam a ter de renovar a carta a cada 15 anos, em vez de a cada 10. Isto até aos 60 anos, a partir dessa idade passa a ser de cinco em cinco anos, e a partir daí de dois em dois.

A emissão do Atestado Médico via eletrónica é a alterção que entra a partir de abril. Os atestados médicos passam assim a serem transmitidos eletronicamente do Ministério da Saúde ao IMT, com o registo automático de restrições do condutor. O atestado é necessário para revalidação da carta de condução.

Por fim, os condutores podem passar agora a receber notificações por via eletrónica (SMS ou email), podendo assim ser notificados quanto ao envio da carta para a morada à sua escolha ou do final do prazo de validade do seu título.

Foto: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?