HUGO SOUSA
Humorista

Nome completo
Hugo Sousa
Nascimento
23 de fevereiro de 1980
Porto
Profissão
HumoristaNasceu no Porto no início da década de 80. Desde cedo ganhou o gosto pelo humor e era “o cromo” da turma, mas a paixão pelo desporto levou-o a tirar o curso de educação física. No entanto, nunca chegou a exercer a profissão de professor, pois o gosto pelas piadas e a possibilidade de uma profissionalização na área falaram mais alto.
Começou a escrever textos de humor em 2004 e lançou o primeiro DVD de humor em 2013, quando comemorou dez anos de carreira, mas a sua capacidade era já reconhecida por grande parte do público português, depois de ter saltado para a ribalta no programa “Levanta-te e Ri”. Desde aí participou em vários programas televisivos, da rádio e anúncios publicitários.
Trabalhou vários anos no Porto Canal com o programa Bolhão Rouge, apresentou o Canta Portugal, o Eu sou Portugal e foi uma das caras da Praça da Alegria da RTP1. É autor de textos e anda por todo o país com espectáculos de stand-up comedy. Lançou um DVD de stand-up gravado ao vivo no teatro Villaret em Lisboa. É muito ativo nas redes sociais. Em 2015 e 2016 fez uma tour por várias cidades com o espetáculo Frenético.
Já atuou em grandes palcos, mas veio a Guimarães com especial carinho. Foi aliás na cidade berço que deu início à última “turné” de espetáculos, o “On the Rocks”, onde incluía várias histórias da sua vida, que seguiu depois para cidades como Porto, Lisboa e até Londres.
“O meu avô nasceu em Guimarães e era adepto fervoroso do Vitória”
“O pessoal de Guimarães é incrível mesmo, é malta que sabe receber. Eu tenho uma costela vimaranense, porque o meu avô nasceu em Guimarães e era adepto fervoroso do Vitória, e na altura eu ia com ele ver os jogos ao estádio. Ganhei uma grande simpatia pelo clube”, revela Hugo, conhecido benfiquista da cidade do Porto. O avô era habitualmente muito descontraído, mas nos jogos do Benfica contra o Vitória fazia questão de lhe deixar um recado mais sério: “se o Benfica marcar, ai de ti que festejes”.
Hugo Sousa esteve no sábado em Guimarães a atuar no São Mamede CAE, servindo de apresentador de um espetáculo da sua autoria, o Stand up Sessions. Ao seu lado estiveram figuras do humor como Eduardo Madeira, Jel, Guilherme Duarte e João Seabra. “Num espetáculo de comédia, seres apresentador ou comediante é praticamente o mesmo. A única diferença é que o apresentador chama os outros. Eu entro, digo piadas, chamo o próximo. Tenho sempre o papel de entreter”, explica Hugo Sousa.
“Acho que cada vez há mais e melhores humoristas em Portugal”
O humor em Portugal sofreu um grande “boom”, especialmente na altura do “Levanta-te e Ri”. Cada vez mais pessoas passaram a acreditar que era possível viver da comédia em Portugal. Para Hugo Sousa, “cada vez há mais e melhores humoristas em Portugal”. Isto agora está diferente do que quando, por exemplo, apareceu o “Levanta-te e Ri”. Nessa altura passou a ser moda algo que não havia. Hoje em dia, quem fizer o exercício de ouvir algumas piadas do Levanta-te e Ri, não consegue achar muita piada, porque agora há piadas que já são muito básicas. A malta agora com o youtube tem referências de todos os comediantes estrangeiros e por isso, na minha opinião, a comédia está a andar para a frente”.
A evolução das plataformas digitais obrigam o humorista a uma adaptação constante. “A malta hoje já não precisa muito da televisão”. Para Hugo Sousa, a melhor rede social é o twitter. “Funciona mais no momento e o pessoal não está para se chatear muito”.
Por: Luís Freitas
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 7, 2023
A segunda fase da I Divisão de voleibol, disputada entre os oito primeiros classificados, inicia a 17 de dezembro e termina no dia 17 de março do próximo ano.
Dezembro 7, 2023
A PSP alerta para a restrição ao trânsito automóvel e pedonal no próximo sábado, dia 09 de dezembro, no âmbito da partida entre o Vitória e o Sporting
Dezembro 7, 2023
Em parceria com a Casa da Criança de Guimarães, o clube vimaranense promove uma campanha solidária de angariação de alimentos e de bens.