II Jornadas do Órgão Histórico da Igreja da Oliveira decorrem em dezembro

De 1 a 8 de dezembro de 2021, realiza-se a segunda edição das Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, uma iniciativa com uma variada oferta cultural e religiosa que prevê concertos de música sacra, visitas guiadas musicais, missas solenizadas com órgão e meditações musicais a realizar na Igreja da Colegiada da Oliveira, em Guimarães.

Os concertos realizam-se no domingo, dia 5, e no feriado de 8 de dezembro, quarta-feira, às 16h00, e têm entrada livre. Já as visitas guiadas partem do Museu Alberto Sampaio, com a contextualização histórica, e seguem um itinerário pela igreja, terminando com a subida ao coro-alto, onde os participantes poderão observar o modo de funcionamento do órgão e assistir a um recital. As visitas realizam-se duas vezes por dia, às 10h30 e às 14h30, e estão sujeitas a inscrição prévia.

Nos dias úteis, às 12h00, haverá Meditações Musicais. As Liturgias Solenizadas com Órgão serão as missas feriais, às 19h00, e a missa da Solenidade da Imaculada Conceição dia 8, às 12h00;

As II Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira voltam a ter a direção artística de Nuno Mimoso, músico, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona, na Alemanha, e consultor da Direção Regional de Cultura do Norte. A iniciativa resulta da uma parceria entre a Colegiada da Oliveira, a Sociedade Musical de Guimarães e o Museu de Alberto Sampaio, tendo ainda o apoio do município.

Datado do século XIX, o órgão da Oliveira é uma obra do mestre organeiro vimaranense Luís António de Carvalho e é o segundo maior órgão histórico do Norte de Portugal. Foi restaurado entre 2011 e 2013 em Esmoriz, na Oficina e Escola de Organaria.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?