JOANA MACHADO

Nome completo
Joana Rita da Costa Machado

Nascimento
28 de agosto de 1995, Guimarães

Profissão
Consultora de Comunicação

Nascida e criada na cidade-berço, Joana Machado é uma jovem vimaranense que tem dado frutos na área da comunicação. Atualmente, exerce o cargo de Consultora de Comunicação Sénior no YoungNetwork Group e desvenda o mundo da assessoria e da comunicação empresarial.

Crescer em Guimarães foi para Joana Machado “um privilégio enorme” e para onde quer que vá não esquece as suas origens. “Lembro-me dos dias de escola, no Alto da Bandeira e na D. Afonso Henriques, onde era sempre feliz. Da azáfama dos dias de jogo, quando ia ao estádio com o meu pai. Dos passeios a pé com o meu avô, que me contava as histórias dos quatro cantos da cidade”, recordou. Ao longo da sua infância, a jovem vimaranense revelou que não sonhava em exercer a sua atual profissão, mas que ser comunicativa sempre foi algo muito vincado na sua personalidade. “Quis ser de tudo! Costumava dizer que queria ser a Fátima Lopes, porque queria ser estilista e apresentadora de televisão. Também sempre fui uma fala-barato, mas só na altura do secundário é que comecei a perceber que a comunicação talvez fosse o meu caminho”, relembrou a atual consultora de comunicação.

Depois de estudar na Francisco de Holanda, tomou a decisão de seguir o seu instinto: escolheu o curso de Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras, da Universidade do Porto. “Cheguei ao Porto de malas e bagagens em 2013, para estudar Ciências da Comunicação. E foram, sem dúvida, anos muito felizes. A universidade dá-nos pessoas incríveis, e as minhas tiveram a sorte de conhecer uma vimaranense ferrenha que lhes deu a mostrar – espero – a alma de Guimarães”, apontou Joana Machado.

Em relação ao curso escolhido, a própria ainda hoje acha que não poderia ter feito uma melhor opção. “Eu adorei a licenciatura em Ciências da Comunicação. Perfeita para mim, que sou uma pessoa que prefere a prática à teoria. Já tinha ingressado no curso com a intenção de seguir a vertente de Assessoria, apesar de não saber muito bem para o que ia. Ninguém sabe, acho, até ingressar no mercado de trabalho”, referiu.

Ainda que não soubesse “muito bem para o que ia”, estudar na área que realmente a cativava deu frutos, logo na sua primeira oportunidade profissional. “Iniciei o meu percurso numa agência do Porto, a ICE PR & Consulting, com um estágio da licenciatura, onde acabei por ficar a trabalhar. E para mim foi a melhor forma de começar, porque é uma agência com um portefólio de clientes bastante interessante e onde tinha um apoio enorme das pessoas que estavam à minha volta, e que foram fundamentais para o meu percurso enquanto consultora de comunicação”, começou por explicar. Atualmente, Joana Machado é consulora de comunicação noutro grupo. Num mundo de gente adulta, a jovem de Guimarães reconhece a “responsabilidade” da sua profissão, mas diverte-se enquanto o faz. “Trabalho com um amplo leque de clientes das mais variadas áreas, desde o entretenimento aos vinhos e à hotelaria, entre outros – o que mais gosto nesta área é o facto de ser sempre diferente, nada monótona. No entanto, trabalhar com marcas conhecidas no mercado é sempre uma enorme responsabilidade”, disse.

Atualmente, aos 23 anos, voltou a estudar e está a tirar o mestrado em Marketing. Por não saber o que o futuro lhe reserva, continuar a explorar o máximo que consegue da sua área é um dos seus objetivos. Embora não acredite que um dia tenha a sua própria empresa de comunicação, sabe que o seu percurso será traçado na comunicação. “Sentia que faltava acrescentar algo à minha experiência académica e, para já, estou a gostar bastante. O que o futuro me reserva não sei, mas tenho a certeza que é na comunicação que continuarei a percorrei o meu caminho”, apontou.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?