JOSÉ CATARINO

Nome completo

José Catarino dos Santos

Nascimento

28 de junho de 1955

Vila Nova de Gaia

Profissão

Gestor

José Catarino deve os seus valores sociais ao seio familiar, principalmente aos pais, avô materno e irmão mais velho. O seu pai, pescador, emigrou para a Holanda ainda durante a sua infância, tendo viajado o mundo a trabalhar em cruzeiros. Foi dos seus contactos com outras gentes, outras formas de pensar, que lhe foi transmitida a liberdade responsável, que o acompanha até hoje.  Começou por tirar o curso comercial na Escola Comercial e Industrial de Vila Nova de Gaia, seguindo as pisadas do irmão. Depois decidiu tirar o curso superior de contabilidade e administração, equiparado a bacharelato. Posteriormente, já depois dos 40 anos, ingressou novamente no Instituto Superior de Contabilidade e Administração para tirar o Curso de Estudos Especializados em Contabilidade e Administração.  A nível profissional, começou por desempenhar funções de professor de geografia, matemática e contabilidade. Entretanto, foi convidado por Adelino Coelho Lima para trabalhar na área da contabilidade e gestão financeira na Bordalima, onde desempenha funções até à data.

A leitura e a participação em ações sociais ajudam a ocupar os poucos tempos livres

Os Lions de Guimarães apareceram na vida de Catarino através do convite do membro Henrique Machado. Lá reencontrou um sem número de pessoas conhecidas, quer do tempo de passagem como professor em Guimarães, quer pelos contactos profissionais provenientes da atual profissão. O ambiente de companheirismo faz com que se mantenha como membro ativo desde o momento da sua entrada. Usa o pouco tempo livre para manter a leitura em dia e participar em ações sociais. No entanto, tem sempre tempo para a família. A esposa, que conheceu quando deu aulas na Escola EB 2,3 João de Meira, é professora e também membro do Lions Clube de Guimarães. As filhas, ambas médicas, exercem as suas atividades nos Hospitais de Braga e Viseu.

José Catarino é o novo presidente do Lions Clube de Guimarães

É com naturalidade que encara a presidência do Lions Clube de Guimarães e consciente que a sua experiência dentro do movimento será muito útil. A preocupação com as necessidades da população é o principal foco, como indicam campanhas como o peditório anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro, a atribuição de bolsas de estudos aos estudantes universitários de Guimarães, o auxílio aos refugiados, a campanha de angariação de brinquedos para as crianças mais desfavorecidas e o apoio ao serviço oncológico do Hospital de Guimarães.  Catarino afasta a pretensão por reconhecimento público, mas considera que as atividades do Clube são de interesse público e “não devem ser escamoteadas ao conhecimento da população através dos órgãos de comunicação social. A sua grande preocupação é sempre com quem tem necessidades e como se pode atuar para minorar essas situações. Numa análise a Guimarães, José Catarino elogia a postura da cidade em “manter-se firme ao propósito de não estragar o mais valioso da nossa terra, o centro histórico”. Aproveitando iniciativas como a Capital Europeia da Cultura 2012, a Cidade Europeia do Desporto 2013 e a candidatura a Cidade Verde Europeia, “têm sido criadas as infraestruturas necessárias a uma cidade moderna”.

Por: Rui Dias e Luís Freitas

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?