JOSÉ MENDES

Nome completo: José João Mendes
Nascimento: 24 de abril de 1985
Guimarães, Portugal
Profissão: Ciclista

Este sábado a Câmara Municipal de Guimaraes prestou a devida homenagem a José Mendes, o primeiro vimaranense a fazer uma Volta a França em bicicleta. Foi a oportunidade encontrada entre treinos e viagens já que o atleta é um dos portugueses que vai competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Este foi o mote da intervençao de José Luís Ribeiro, da Associaçao de Ciclismo do Minho, que foi buscar a lembrança do tempo em que ofereceu a José Mendes um livro sobre a maior prova desportiva no mundo e lhe arrancou um brilho dos olhos sobre o que parecia, na altura, algo impossível de alcançar. Aproveitou a homenagem para lhe oferecer um outro livro, desta feita “Jogos Olímpicos, sob o signo da utopia”.

Aquele responsável garantiu-lhe que “com humildade, dedicação e trabalho tudo se alcança” e que era um orgulho para a associaçao, cidade e país ve-lo a atingir este tao alto nível do ciclismo. Amadeu Portilha, vereador com a pasta do Desporto, concordou, sublinhando que “o município nao fazia mais do que a sua obrigação em homenagear o mérito deste grande atleta e grande vimaranense”. Já Domingos Bragança, presidente da autarquia, destacou que o ciclista “mesmo estando a viver na Alemanha há quatro anos [onde é ciclista profissional na Bora-Argon18] leva Guimaraes sempre consigo”. O presidente reiterou a certeza de que “os vimaranenses estarão sempre” com José Mendes, como ficou espelhado num emocionante vídeo de apoio ao atleta.

José Mendes foi o primeiro vimaranense a participar na Volta a França (2014) e será também o primeiro ciclista de Guimaraes a participar nos Jogos Olímpicos, integrando o restrito grupo de quatro ciclistas que representará Portugal no Rio de Janeiro. Vencedor da Volta a Portugal do Futuro em 2007, e atualmente a representar a equipa alema Bora-Argon18, José Mendes sagrou-se campeao nacional de contrarrelógio de juniores e cadetes e campeao nacional de estrada nos escaloes de cadetes e elites, este último título conquistado no passado mes de junho.

O ciclista é natural de São Jorge de Selho (Pevidém) e formado em clubes da Associação de Ciclismo do Minho. José Mendes iniciou-se na modalidade no Centro Ciclista de Pevidém e conquistou, desde os escalões de formação, resultados de destaque, tanto ao serviço da Seleção Nacional como de clubes, vencendo diversas provas em Portugal e no estrangeiro. Na história da modalidade, José Mendes ficará também conhecido como o primeiro português a participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário, em 2006, no qual ficou em 14.º lugar no contrarrelógio individual e 17.º na prova em linha.

Na homenagem, em que estiveram presentes os familiares do atleta, inclusive o filho de três anos, que verá chegar um irmão em dezembro, José Mendes disse estar sem palavras para agradecer. “Depois de todo o esforço para chegar aos Jogos Olímpicos já me sinto realizado. Se eu ia dar 100% no Rio de Janeiro agora vou dar ainda mais um bocado porque os vimaranenses são a força extra para fazer a diferença”, anunciou. Para José Mendes, garantiu, é sempre um orgulho ver a comunicação social escrever “o vimaranense ganhou isto e aquilo”. Nós, que ficamos aqui a apoiá-lo, esperamos ansiosos pela manchete: “José Mendes conquista medalha olímpica”.

Por: Catarina Castro Abreu

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?