JOSÉ RODRIGUES CAMPEÃO INTERMUNICIPAL DE RALIS

O Team ZP constituído pelo Piloto José Rodrigues e pelo navegador Nuno Lima sagrou-se no passado fim de semana campeão intermunicipal de ralis, ao vencer a última prova deste campeonato em Valongo.

Quando no sábado, dia 7 de novembro, José Rodrigues e o seu navegador Nuno Lima arrancaram para a super-especial noturna, no rali de Valongo, última prova do Campeonato Intermunicípios Norte, a missão era fazer uma prova sem erros para garantirem o título para o Team ZP. Das oito provas do campeonato a equipa participou em sete, alcançou 5 vitórias e teve duas desistências, ou seja, sempre que terminaram venceram. A esta última prova chegaram com 10 pontos de avanço sobre a concorrência. Com o objetivo mais importante no horizonte, era fundamental não cometer erros, uma vez que uma desistência e um bom resultado da concorrência, ainda podiam ditar a perda do campeonato.

Este é o primeiro ano que o Team ZP fez um campeonato completo, porém, as primeiras participações em provas já datam de 2010. Desde esse ano até ao momento a equipa foi evoluindo e somando algumas vitórias. José Rodrigues destaca a vitória na Rampa Sprint da Falperra e na Rampa Sprint da Penha, duas provas extra campeonato que fizeram este ano. Estas provas são organizadas à margem do Campeonato Nacional de Montanha e distinguem-se pelo investimento mais reduzido que exigem às equipas para participar. “Uma vez que não fazemos o Campeonato Nacional de Montanha completo, não faria sentido pagar licenças muito mais caras”, explica José Rodrigues. No ano transato José Rodrigues e Nuno Lima venceram também o Rali de Guimarães e o Rali Montelongo, em Fafe. António Matos, mecânico do Team ZP, lembra que “este ano só não voltamos a vencer em Guimarães, porque o carro avariou.” Esta avaria acabou por ditar que uma das duas desistências da equipa acabasse por ser em casa, junto do seu público.

Primeiro campeonato completo e primeiro título para a equipa de Guimarães

Primeiro campeonato completo e primeiro título para a equipa de Guimarães

O Campeonato Intermunicípios Norte é um troféu com um custo relativamente contido. As provas são todas em asfalto, o que contribui para a limitação dos custos e, como o nome indica, todas as provas são realizadas na zona norte de Portugal. A maior deslocação que a equipa teve de fazer nesta época foi a Vouzela. Mesmo assim, para cumprir todo o campeonato o orçamento rondou os 20 mil euros.

A regularidade com que se apresentaram neste primeiro campeonato e o sucesso que alcançaram, faz a equipa sonhar com outros voos. Frequentemente o Honda Civic 2.0, da equipa de Guimarães, intrometeu-se na classificação geral com máquinas preparadas para outros campeonatos, com um investimento que daria para esta equipa correr várias épocas. Um degrau acima deste campeonato está o Campeonato FPAK de Ralis Norte e um pouco mais distante a Taça FPAK de Ralis. No primeiro caso as provas estão limitadas à zona norte e, portanto, o investimento não é muito maior do que o que fizeram este ano. Será muito provavelmente o próximo desafio do Team ZP, se conseguir reunir os apoios necessários. A Taça de Ralis é um objetivo mais distante, porque, como se disputa em todo o território nacional, duplica o investimento a realizar.

Era todo este trabalho de investimento pessoal e dos patrocinadores que o team jogava no passado fim de semana, em Valongo. Na noite de sábado, fizeram 5º da geral, 1º da categoria na super-especial e deixaram no ar a sensação de que no domingo poderiam discutir a vitória na geral. Mas o dia não era para brincadeiras e nas cinco classificativas disputadas no domingo, rodaram sempre entre o 3º e o 4º lugar da geral, sempre em 1º da categoria. “Claro que podíamos ter atacado a geral”- explica o piloto – “mas não valia a pena, além disso, os carros que ficaram à nossa frente estavam a participar extra prova e são máquinas de outro campeonato.” Mesmo a jogar à defesa garantiram o 1º lugar na categoria, mais do que suficiente para trazerem o troféu de Campeões Intermunicípios para Guimarães.

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?