Maria Germano

Nome completo:
Maria Germano Neto

Data de nascimento:
18 de agosto de 2010

Naturalidade:
Guimarães

Profissão:
Piloto/Estudante

Dez anos de vida, cinco deles a alta velocidade. Maria Germano vai-se bater com os melhores do mundo da sua idade (e alguns mais velhos, porque a categoria vai até aos 12 anos) do karting mundial, entre os dias 26 e 29 de novembro próximo. Este ano a Final Internacional IAME realiza-se em Portugal (normalmente decorre em Le Mans) e a jovem piloto vimaranense parte com grande expectativa para esta prova.

Tudo começou por mero acaso, no kartódromo de Fafe. O pai tinha uma reunião e deixou a pequena com o instrutor a dar uma voltas para passar o tempo. Nestes casos o instrutor segue atrás noutro kart e segura o carro da criança com um cabo. Maria levou o instrutor à exaustão e o pai acabou por tomar o lugar dele. Sem experiência, Germano Neto deixou escapar o cabo entre os dedos. Quando os presentes no kartódromo viram, primeiro ficaram assustados, mas depois, à medida que Maria ia deslizando na pista como se tivesse nascido para fazer aquilo, tranquilizaram-se. Nessa altura, tinha cinco anos e era a primeira vez que pegava num volante.

Passados quinze dias, estava a disputar a primeira prova oficial. Desde essa altura nunca mais parou, sempre à procura de desafios mais ambiciosos. No primeiro ano na modalidade, venceu a Taça de Portugal e ficou em terceiro no Campeonato de Portugal, numa categoria que tem pilotos até aos sete anos. Foi a primeira menina a vencer a Taça de Portugal. A Confederação do Desporto de Portugal atribui-lhe, nesse ano, o troféu “Jovem Promessa”.

Em 2018 já na categoria cadetes foi considerada a melhor rookie (estreante) e venceu entre as meninas. Deu tanto nas vistas que conseguiu um convite para participar nas Finais Mundiais IAME, na “Meca do automobilismo”, em Le MANS. Foi um ano de aprendizagem, em que se tornou no piloto mais novo a participar nesta prova. Apesar disso qualificou-se para a final B e acabou em 19º lugar.

Foi o suficiente para a equipa espanhola, FA Racing, de Fernando Alonso (bicampeão mundial de F1) lhe lançar o desafio de correr o competitivo Campeonato Espanhol de Karting e o Campeonato da Europa.

Em Espanha, Maria Germano foi uma das grandes revelações do karting nos últimos anos. Na época de estreia a piloto vimaranense subiu ao pódio, logo na terceira prova. Na etapa seguinte do Campeonato, confirmou ao que ia subindo ao lugar mais alto do pódio. Terminou o campeonato espanhol em 4º lugar, entre 23 concorrentes e foi a melhor rookie e a melhor piloto feminina.

Em Portugal, Maria Germano venceu tudo o que há para ganhar: Campeonato, Taça, Open e Troféu Bridgestone.

Outro enorme desafio para a piloto de Guimarães foi o Europeu IAME, disputado nas pistas de Mariembourg (Bélgica), Castelletto (Itália), Wackersdorf (Alemanha) e Salbris (França). Numa categoria extremamente competitiva, a X30 Mini (com pilotos até aos 12 anos de idade). Maria Germano cumpriu os objetivos e terminou no 18.º lugar entre 57 concorrentes.

Maria faz tudo isto e consegue ter bom rendimento na escola. “Fruto da disciplina que o próprio desporto lhe impõe”, assegura o pai. Maria viaja para as provas sozinha, vai com uma assistente de bordo no avião e tem um elemento da equipa no aeroporto à sua espera. Durante os dias de prova não há pai nem mãe para lhe dizer o que tem de fazer. Essa maturidade transporta-se para a vida e para os estudos também.

Quando este jornal estiver a sair, Maria estará em Portimão a treinar para as Finais Mundiais. Quando voltar, talvez o pai encontre a luz do quarto acesa muito tarde, pela noite dentro, ou bem cedo, pela manhã, para recuperar a matéria atrasada.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?