Abriram as votações do Green Flag Awart (Prémio Bandeira Verde) para a escolha internacional do jardim e parque verde 2021. Monte Latito, em Guimarães, está na corrida.
Em novembro de 2021, o Jardim do Monte Latito foi distinguido neste concurso após uma candidatura “bem sucedida” do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, num prémio que é atribuído através de um programa de acreditação internacional que, por todo o mundo, reconhece e recompensa parques e espaços verdes pela sua gestão.
O júri internacional destacou a “limpeza e cuidado, bem como a nova rota da biodiversidade”.
O Jardim do Monte Latito, em Guimarães, alberga três importantes monumentos nacionais, Castelo da Nacionalidade, o Paço dos Duques de Bragança e a Igreja de S. Miguel, e duas árvores classificadas como de interesse público.
As votações decorrem até 31 de janeiro em https://www.greenflagaward.org/
O Prémio Bandeira Verde (Green Flag Award) teve origem em Inglaterra em 1996, tendo já atribuído o galardão a mais de 2.000 parques públicos, jardins e espaços verdes em 16 países de todo o mundo. O Jardim do Monte Latito integra a lista anunciada, com 29 vencedores de oito países, nomeadamente da Bélgica, França, Alemanha, Países Baixos, Espanha, Suécia e Turquia.
O Prémio Bandeira Verde é gerido internacionalmente pela Keep Britain Tidy, instituição ambiental sem fins lucrativos do Reino Unido, em parceria com uma rede de parceiros nacionais de todo o mundo.