O desconfinamento continua

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do Grupo de Comunicação Mais Guimarães

Entramos em processo de recuperação das nossas vidas. Vidas que tínhamos no inicio de março, que perdemos por mais de 2 meses, e das quais temos ainda imensas saudades. Esta semana reabriram alguns restaurantes em Guimarães. As crianças, as mais pequeninas, regressaram às creches e, nas secundárias do concelho, os alunos do 11º e 12º anos marcaram também presença nas escolas. Pouco e pouco, muito vagarosamente, deparamo-nos com esta nova realidade que se nos apresenta, e nos obriga a uma adaptação bárbara. Andamos pelas ruas, ainda meias desertas, e sentimos medos nos olhares. Este confinamento atrofiou a alegria em espaço público. Oxalá, ela regresse também, com o tempo e à medida que nos formos de novo habituando a estar junto aos outros.

O desconfinamento continua. Agora, nos Parques de Lazer que reabriram na passada semana, é permitido, além de caminhada e corrida, a prática da atividade desportiva em contexto não competitivo, cumprindo o distanciamento mínimo de 2 metros entre cidadãos para atividades que se realizem lado-a-lado, ou de 4 metros para atividades em fila e ainda o impedimento de partilha de materiais e equipamentos. A partir de 21 de maio, procede-se, em Guimarães, à reabertura da venda não diária no Mercado Municipal, com medidas de contingência e limitação de acessos. A Pista de Atletismo Gémeos Castro será reaberta a atletas federados dos clubes de atletismo de Guimarães, a partir do próximo dia 25 de maio e, dos equipamentos culturais, a Casa da Memória, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães e a Sala de Exposições do Palácio Vila Flor reabrem a 26 de maio.

Há sinais de recuperação e os dados de infetados não indiciam, para já, o temido aumento com a saída da população das suas casas para as atividades profissionais e outras.

Esperemos que assim continue, para voltarmos a ser, o mais breve possível, tudo aquilo que já fomos.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?