O pontapé de saída para Santa Clara

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais Guimarães

No final de setembro, ou nos primeiros dias de outubro, seremos chamados a participar nas eleições autárquicas 2021. Estamos a cerca de meio ano desse ato eleitoral.

O lançamento deste período de discussões mais vincadas e de uma mais acesa troca de argumentos está dado. Bruno Fernandes chegou-se à frente na passada segunda-feira apresentando-se como o candidato da coligação Juntos Por Guimarães à Câmara Municipal. Neste confronto, empunhará a bandeira do PSD, concelhia que lidera, e também a do CDS, com quem o partido se apresentou coligado nos dois últimos atos eleitorais. Desde 2017, recorde-se, que a oposição em Guimarães, na Câmara, é exercida exclusivamente por elementos destes dois partidos, depois da CDU ter perdido o seu vereador, Torcato Ribeiro, nessa eleição. Quanto à coligação, Vânia Dias da Silva, do CDS, como damos conta neste jornal, será a número três da lista. No PSD ficamos a aguardar pela posição que assumirá André Coelho Lima no apoio ao seu bom amigo e companheiro de batalhas políticas.

O Partido Socialista apresentará naturalmente Domingos Bragança como candidato a um último mandato. Bragança que deverá reformular a sua equipa para esta última partida, dando também sinais do que poderá ser o futuro do partido na liderança do concelho, caso o PS se mantenha no poder em Guimarães.

A CDU tem ainda em Torcato Ribeiro um bom ativo, e alguém que deixou algumas saudades em vários quadrantes, e em Mariana Silva um elemento que, fruto da atividade constante na Assembleia da República, como deputada d`Os Verdes, poderá empolgar a coligação de esquerda. Também à esquerda, e também uma mulher, no Bloco, Sónia Ribeiro tem desempenhado um papel preponderante na atividade política local.

Do lado oposto, à direita, surgirão ao que tudo indica, maiores novidades, com a apresentação de candidaturas do CHEGA e da Iniciativa Liberal. Estreias nas autárquicas que poderão motivar uma maior dispersão de votos.
Durante este meio ano, cá estaremos para o informar sobre as ideias e projetos de todos para o futuro de Guimarães.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?