Pacto Climático: Subscrito
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesNa passada segunda-feira, 5 de junho, dia em que se comemoraram os 50 anos do Dia Mundial do Ambiente, o município de Guimarães promoveu a assinatura de um Pacto Climático com um conjunto de 70 subscritores, entre empresas e instituições do concelho.
Um dos objetivos deste compromisso é reforçar o plano de Guimarães para atingir a Neutralidade Climática em 2030, envolvendo a comunidade vimaranense nesse desígnio.
Na verdade, nenhum objetivo, tal como este, poderá ser atingido sem o envolvimento dos vimaranenses. A eles, a cada um, cabe a adoção dos comportamentos que levem ao sucesso desta “empreitada comum”.
Domingos Bragança, por onde passa, deixa esta “mensagem verde”, e o concelho tem caminhado no bom sentido para melhorar a sua relação com o ambiente e a natureza, tendo apelado, neste encontro que decorreu no Laboratório da Paisagem, para o “equilíbrio entre a pegada ecológica do território e o desenvolvimento da sua atividade económica quotidiana”.
Aos subscritores do Pacto Climático de Guimarães, cabe o compromisso de “adotar estratégias de curto, médio e longo prazo de descarbonização da sua atividade, liderar capacitar e facilitar a adaptação da atividade às ambições de redução de emissões de GEE, envolver os vários agentes e entidades colaborantes, recolher dados, monitorizar e reportar os avanços alcançados para as metas de redução de emissões de GEE e de sustentabilidade, comunicar a mensagem e metas alcançadas, garantido a transparência dos processos e envolvendo todas as partes interessadas durante os mesmos”.
Um pacto que todos os vimaranenses deveriam, naturalmente, assinar por baixo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2024
Depois de uma longa paragem, o Vitória B regressou em força, e na 10ª jornada do Campeonato de Portugal bate o Bragança, que lidera a tabela, em casa por 4-0.
Dezembro 3, 2024
Detido foi notificado para comparecer no Tribunal de Famalicão.
Dezembro 3, 2024
A Rede de Investigação nos Cuidados de Saúde Primários do Alto Ave (RICSP-AA), da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Ave, foi reconhecida com duas distinções pela excelência e impacto na promoção da investigação clínica aplicada aos Cuidados de Saúde Primários (CSP).