Por um Vitória maior nos próximos 100 anos
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesÉ segunda-feira, 19 de setembro, pelo amanhecer, junto ao centro histórico da cidade-berço.
– Bom dia. É um café, por favor… E quinta-feira lá estamos, na gala do centenário! Adiantei a conversa.
– Para quê? O Vitória está uma desgraça. Já viu, empatar em Arouca depois de perder aqui com o Casa Pia. Não há motivos para festejar! Responderam-me, tal como previra.
– Mas olhe que o Vitória não é só futebol, não é só a equipa principal, e 100 anos não se celebram todos os dias, retorqui eu, lançando uma conversa que havia de durar uns bons minutos, e que seguramente dava para o dia todo,
O Vitória Sport Clube celebra, esta quinta-feira, dia 22, o seu centenário. Cem anos de uma história construída por vitorianos que amaram e vivem este clube como poucos, muito poucos.
De facto, o Vitória foi feito de futebol, mas também de hóquei em patins, de voleibol, de basquetebol, de ciclismo, de andebol, de judo, xadrez, atletismo, natação, e de outras modalidades que foram, e são, relegadas constantemente para segundo plano.
No futebol atual, em que os orçamentos dos clubes são tão díspares, e as influências são tantas que tornam difícil, ou mesmo impossível, ao Vitória aspirar maiores voos, como todo o vitoriano deseja, seria sensato, e mais saudável também, pensar-se numa aposta forte nas modalidades mantendo uma equipa de futebol competitiva, sem devaneios, alicerçada na formação vitoriana, arrisco-me a sugerir.
Não duvido que, trilhando este caminho, e com o apoio constante dos adeptos, e não apenas quando está em vista ou foi conquistado qualquer título, os atletas das modalidades vitorianas serão capazes de dar ainda mais alegrias aos sócios do que as que têm dado, e que são embaciadas pelo comportamento do futebol.
Se o Vitória, e os vitorianos, mudarem o foco, o Vitória será, certamente mais campeão nos próximos 100 do que foi nos primeiros.
Parabéns Vitória Sport Clube!
Parabéns Vitorianos!
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 13, 2024
Foi anunciado que a unidade vimaranense tinha sido “escolhida”, mas na verdade trata-se de uma aquisição de serviços.
Dezembro 13, 2024
A Pastelaria Clarinha, fundada em 1953 por Avelino Alves Ferreira e Olívia Gomes da Silva Vieira, é um local incontornável da pastelaria vimaranense. Um espaço que, durante mais de sete décadas, tornou os dias dos vimaranenses mais doces, e todos os natais também.
Dezembro 13, 2024
Depois de se ter sagrado campeão Intercontinental da IBF em abril, o atleta vitoriano alcança o título mundial no fim do ano.