CarClasse
CarClasse
Premiado o papel do jornalismo no mundo

Por Eliseu Sampaio.

Eliseu sampaio

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesMaria Ressa e Dmitri Muratov são o Prémio Nobel da Paz 2021.

A atribuição do prémio foi anunciada no passado dia 08 de outubro. Os jornalistas são os sucessores do Programa Alimentar Mundial que venceu a edição de 2020, programa que foi distinguido pelo esforço em combater a fome e melhorar as condições para a paz no mundo.

O Prémio Nobel da Paz 2021, anunciou o Comité, vem este ano premiar o “jornalismo livre e independente”, que serve de proteção das populações “contra o abuso de poder, a mentira e a propaganda”. O galardão, atribuído a estes dois jornalistas, de lugares tão díspares como as Filipinas e a Russía, premeia ainda “os esforços de salvaguarda da liberdade de expressão” que o Comité Nobel Norueguês considera ser uma “condição para a democracia e a paz duradoura”.

Maria Ressa é co-fundadora do site de notícias Rappler, e foi elogiada pelo Comité por “expor o abuso de poder, o uso da violência e o crescente autoritarismo no seu país natal, as Filipinas”. Já quanto a Dmitri Muratov, que co-fundou o jornal independente Novaja Gazeta, na Russía, e foi seu editor-chefe durante 24 anos, foi destacado “pela defesa, por décadas”, da liberdade de expressão naquele país, em condições “cada vez mais desafiadoras”.

A atribuição deste prémio Nobel da Paz a jornalistas, a estes que representam uma classe profissional que, no dia-a-dia e há muitos anos, se esforça por informar os populações com verdade, vem reconhecer o seu importante papel. Os jornalistas são profissionais que diariamente carregam às costas um dos principios da democracia: o livre acesso dos cidadãos à informação.

O jornalista, que tantas vezes é maltratado, desrespeitado, que frequentemente coloca a sua segurança e vida em causa para exercer a sua atividade, sentindo-a como uma missão ou propósito de vida, como se sentem poucas profissões, viu, de forma tão inesperada quanto justa, o Comité Nobel Norueguês reconhecer o seu trabalho e dedicação, através da atribuição do prémio deste ano.

Que esta distinção sirva de incentivo a todos os jornalistas, num tempo desafiante, muito exigente.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES