RÁPIDA INTERVENÇÃO DOS BOMBEIROS IMPEDIU PROPAGAÇÃO DE INCÊNDIO NO TOURAL
Pelas 20h14 deste domingo o incêndio que deflagrou no terceiro andar de uma habitação já estava extinto.
Pelas 20h14 deste domingo o incêndio que deflagrou no terceiro andar de uma habitação já estava extinto.
O fogo foi combatido a partir do Largo do Toural por 40 bombeiros, auxiliados por 11 viaturas. O alerta foi dado às 19h20. A habitação tem morada na Rua de Camões. Apesar do incidente, a habitação permaneceu habitável. O incêndio iniciou-se nas águas furtadas.
O comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Bento Marques, explicou ao Mais Guimarães que não se saberá a origem do incidente e que a rápida intervenção da corporação permitiu a não propagação do mesmo para outras habitações. “Quando cá chegou a primeira equipa, o terceiro andar da habitação tinha chamas a sair pela cobertura. Rapidamente colocamos meios no local para conseguirmos dominar. O domínio do incêndio foi rápido. As habitações são de madeira, portanto, a intervenção tem que ser rápida”, explicou. Segundo o comandante, a casa serve de habitação para uma mulher, que no regresso a casa se apercebeu do incêndio. “Os bombeiros acudiram de imediato”, assegurou.
No local marcou presença o autarca Domingos Bragança, que admitiu alguma preocupação devido ao facto de o incêndio ter deflagrado na zona histórica da cidade. “O susto que apanhei está relacionado com as ruas estreitas. Quando soube que era no Toural, fiquei mais descansado, porque a acessibilidade é boa. O combate pode ser feito com toda a eficácia. Nas ruas estreitas, as coisas complicam”, apontou. O presidente do município recordou que, apesar disso, “tendo em conta estrutura dos edifícios, tudo arde com grande rapidez e pode passar por outros edifícios”.
O autarca louvou a rápida intervenção da corporação vimaranense. “Os bombeiros acudiram de imediato ao edifício em chamas e esta ação dos bombeiros fez com que o incêndio fosse rapidamente extinto. Quando há um incêndio na zona histórica da cidade, é sempre muito preocupante”, apontou.
Domingos Bragança revelou ainda que a autarquia atribuiu um subsídio à corporação de Bombeiros para a compra de uma autoescada para incêndios de cidade. “Os Bombeiros de Guimarães e os das Taipas têm esta escada para edifícios de grande altura, mas para ruas estreitas da cidade não temos. Espero que a todo momento essa escada chegue”, afirmou.
Notícia Atualizada às 17h53, com informações acerca do incidente.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 3, 2024
O Grupo Parlamentar do BE, em pergunta dirigida à ministra Margarida Blasco diz que “a realização de manifestações de organizações neonazis e fascistas é cada vez mais frequente, apesar de constituírem uma violação flagrante da Constituição e uma forma de crime de ódio”.
Outubro 3, 2024
Nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, Guimarães assinala o Dia do Animal com a inauguração de um novo abrigo para colónias de gatos de rua no Largo dos Laranjais. O evento pretende sensibilizar para a importância do cuidado com os animais.
Outubro 3, 2024
Bruno Varela e Telmo Arcanjo, jogadores do Vitória Sport Clube, foram convocados para representar a seleção de Cabo Verde na próxima paragem para compromissos das seleções. Os atletas vitorianos vão estar ao serviço dos tubarões azuis para os compromissos frente ao Botsuana nos próximos dias 10 e 15 de outubro.