Ricardo Araújo reúne com ministra da Cultura para defender mais investimentos em Guimarães
O presidente do PSD - Guimarães, na qualidade de deputado na Assembleia da República, reuniu com a Ministra da Cultura para defender junto do Governo mais investimentos para Guimarães.
No encontro, Ricardo Araújo solicitou o financiamento do Orçamento de Estado para o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG), maior investimento da Capital Europeia da Cultura de 2012 que é atualmente financiado exclusivamente pela autarquia; a realização urgente de obras de restauro e reabilitação na Igreja de Santa Marinha da Costa, imóvel de interesse público e monumento nacional que aguarda a realização de uma intervenção urgente desde 2014, e a participação e apoio do Governo às comemorações dos 900 anos da Batalha de S. Mamede, que se comemoram em 2028.
Na reunião de trabalho mantida com a ministra da Cultura, Dalila Aguiar Rodrigues, o deputado do PSD reivindicou o “justo financiamento nacional ao CIAJG para combater e colocar termo uma injustiça que tem mais de 10 anos. Este é um direito de uma cidade que, tal como Porto e Lisboa, foi Capital Europeia da Cultura em 2012 e que, como tal, reclama e merece igual tratamento e financiamento anual direto do Orçamento de Estado”, defende Ricardo Araújo.
“Guimarães reivindica justamente este apoio do Governo desde 2013, mas infelizmente nunca o viu concretizado, particularmente nos últimos oito anos de governo do PS, pelo que se torna imperativo que seja reposta a igualdade e justiça nesta matéria”, suportou o deputado do PSD junto da titular da pasta da Cultura.
De igual modo, Ricardo Araújo sensibilizou a ministra Dalila Aguiar Rodrigues para “a necessidade de reabilitação urgente da Igreja de Santa Marinha da Costa, um imóvel de interesse público e monumento nacional, um verdadeiro tesouro patrimonial que se degrada há anos, sem que o Governo do PS tenha realizado qualquer intervenção para responder aos justos anseios e preocupações” dos responsáveis da Paróquia e da Freguesia da Costa.
“É inadmissível que tenhamos um imóvel deste valor patrimonial, que remonta à fundação da nacionalidade, com um notável conjunto de esculturas religiosas no interior, em tão acentuada degradação, sem uma ação urgente do Estado que garanta a sua reabilitação”, considerou Ricardo Araújo.
Na mesma reunião, o também presidente do PSD – Guimarães defendeu que “a comemoração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede deve ser uma celebração nacional, na qual o Governo deve estar envolvido e empenhado, contribuindo para o maior êxito e alcance desta importante celebração. Importa salientar e salvaguardar que este Governo já incluiu, de resto, no seu programa a celebração dos 900 anos da Batalha de S. Mamede de 1128. Mas desejo que o Governo esteja
sensibilizado, comprometido e empenhado juntamente com o Município nesta importante celebração para Guimarães e o país”, concluiu Ricardo Araújo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 6, 2024
Equipa sénior apela à comunidade para apoiar a Casa da Criança durante o jogo com o Sporting B.
Dezembro 6, 2024
Inaugurado há duas semanas, o novo Centro de Saúde de Moreira de Cónegos, que também serve freguesias como Lordelo, Conde, Gandarela e Guardizela, já está a receber utentes.
Dezembro 6, 2024
O Vitória Sport Clube vai enfrentar o SL Benfica este sábado, dia 07 de dezembro, no Estádio da Luz. A partida está marcada para as 18h00.