SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO ELEVADO A BASÍLICA

Elevação foi anunciada na manhã deste domingo. A cerimónia oficial está marcada para fevereiro do próximo ano.

© Mais Guimarães

A missa deste domingo em São Torcato contou com um anúncio do Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga: o Papa Francisco elevou o Santuário de São Torcato ao estatuto de Basílica Menor a 29 de setembro. A informação foi tornada pública durante a eucaristia, sendo que a cerimónia oficial para a elevação acontecerá a 27 de fevereiro de 2020.

Segundo o site da junta de freguesia de São Torcato, o santo que dá nome àquela vila era natural de Toledo, Espanha. Terá morrido depois de oferecer resistência às invasões muçulmanas, “a 26 de fevereiro de 719 ou 715”. O seu corpo terá sido encontrado “íntegro num bosque, no meio das silvas e de um monte de pedras de onde brotou uma fonte caudosa que ainda hoje se conserva”.

O corpo do santo foi guardado, primeiro, numa “pequena capela, contígua à igreja paroquial”, informa comunicado de imprensa da Irmandade de São Torcato. A mesma irmandade decidiu, “no início do século XIX”, construir um novo local de veneração a São Torcato, “mais amplo e adequado às necessidades” de quem recebia os devotos. O Santuário de São Torcato começou a ser construído em 1825, sendo que S. Torcato foi transladado da igreja velha para esse espaço em 1852. O sítio escolhido para o novo templo foi a “devesa dos penedos Maria”. Três arquitetos estiveram envolvidos na construção do santuário: o vimaranense Luiz Ignácio de Barros Lima (no início), Louis Bonhfledt (1868) e José Marques da Silva (1894).  As obras atravessaram ainda o século XX, sendo a cerimónia de sagração celebrada a 25 de outubro de 2015.

Em 1501, D. Manuel I ordenou a trasladação do corpo de São Torcato para a Colegiada de Guimarães, informa um artigo do PÚBLICO de 2010, citando o historiador Amaro das Neves. O povo daquela vila resistiu às ordens régias e levou a melhor. Depois, quase em 1600, os torcatenses voltariam a resistir às ordens de uma arcebispo, “que ordenou que o santo fosse levado para Braga”.  

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?