São Torcato homenageou personalidades da Vila no seu 27º aniversário

São Torcato comemorou, esta terça-feira, o 27º aniversário de elevação ao estatuto de Vila. Para Alberto Martins, presidente da Junta de Freguesia tratou-se de “um dia muito importante”, marcado por um conjunto de iniciativas, cujo ponto alto foi da sessão solene comemorativa, no pavilhão da EB23 de São Torcato.

© Direitos Reservados


Na referida sessão foram distinguidos vários alunos da EB1 do Mosteiro, que mais se destacaram ao longo do ano letivo, com o prémio de mérito escolar “Armando Gabriel”. Do primeiro ano de escolaridade, destaque para Rodrigo Sousa e Rafael Monteiro. O galardão foi ainda atribuido a Tomás Rodrigues e Francisca Silva, do segundo ano de escolaridade. Gonçalo Ferreira e Elias Duarte, do terceiro ano, e Leonor Cunha e Pedro Martins, do quarto ano, foram os estudantes merecedores da distinção.

A Vila distinguiu ainda Gabriel Freitas, Ilda Pereira, Rodrigo Ferreira, Rui Freitas e Miguel Fernandes, atletas campeões que nas suas diversas modalidades “levaram muito longe e bem alto o nome da sua terra”, refere a autarquia local em comunicado.
Foi ainda distinguido com o pergaminho da Vila, por “feitos relevantes para a Vila e de forma excecional”, a título póstumo, o ex-funcionário da Junta de Freguesia, António Maria Leite Silva.


A medalha da Vila – maior galardão da noite atribuido pela Junta de Freguesia, foi entregue a Alberto Oliveira, “um homem com um curriculum que fala por si, com um profundo envolvimento associativo em São Torcato, mas que também desempenhou diversas funções, com grande relevância, em organismos regionais e até nacionais”.

A animação musical da noite esteve a cargo do grupo de cantares “Torcanta”. A sessão contou com a presença de Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e Armando Fernandes, presidente da Assembleia de Freguesia.


As comemorações prosseguem dia 23 com a inauguração do mural no Campo D’ataca e no dia 24, dia 1 de Portugal, com a depositação de uma coroa de flores no monumento do Campo D’ataca como forma de assinalar a importância da data e do local.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?