Saúde Mental: E quais são os seus medos?

Por Eliseu Sampaio.

A Saúde Mental é uma premissa fundamental para o bem-estar de um indivíduo. Fruto das correrias constantes em que tornaram os nossos dias, num fenómeno em crescimento veloz anterior ao surgimento desta pandemia, em março deste ano, vivíamos já sob um absoluto stress. Agora, juntamos a isso uma nublosa indefinição de futuro, um medo de contágio e de transmissão desta doença, aquele pavor de indesejadamente a passarmos aos nossos, àqueles que amamos. Medo de morrermos ou de perdermos alguém próximo, também o emprego e a estabilidade, a vida com que sonhávamos e contruíamos, afincadamente.

Nesta altura, como comunidade, estamos já com medo de tudo e medo do nada, já cansados de tanto medo sentir. E quais sãos os seus medos? Não fará mal algum admiti-los. Todos os temos, os medos.

São dúbios os nossos dias.

A saúde mental dá-se mal em pântanos como este, em que agora pisamos. Gosta de terra firme, de constância, definição, de certezas mais ou menos palpáveis.

É importante refletirmos sobre a importância da saúde mental, de olharmos para ela como uma necessidade absoluta, com efeitos significativos em toda a nossa vida, na nossa existência.

Sabemos, de modo mais ou menos concreto, que arranjaremos solução para esta pandemia da Covid-19, que uma vacina milagrosa surgirá em breve e que isso nos trará algum conforto, alguma alegria.

Alegria. Temos saudades de sentir alegria. Procuremo-la em pequenas coisas, em pequenos acontecimentos, em vulgares acontecimentos: num olhar, num gesto, na paisagem, nos pássaros que voam…

Faça já algo que lhe dê alegria, um instante de felicidade! Ninguém o vai julgar por sentir isso agora.

Ao olharmos para este problema da Saúde Mental, com consciência que existe e que todos os dias cresce à nossa frente, descubramos estratégias de o contornarmos, ou de o enfrentarmos assumindo claramente que somos mais fortes. E somos, mesmo!

Há um trabalho comunitário, neste campo, que tem de começar a ser feito. Vamos juntos, que o caminho faz-se melhor com companhia, em boa companhia.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?