SERZEDELO E AS SUAS ORIGENS

por Cristiano Ferreira
Presidente da Junta de Freguesia de Serzedelo

Serzedelo é uma vila de grande tradição cultural e patrimonial. É um orgulho aqui viver, quer pelas suas gentes quer pelas atividades que aqui se desenvolvem e até mesmo pela diversidade de associações existentes.

Uma vila com algum cariz rural, com facilidade de acesso, situada nos limites do concelho de Guimarães.

Tem como ex-libris a sua igreja românica, que data do seculo Xll. É um bonito monumento de estilo românico, no centro da vila, que é urgente preservar e que faz parte da nossa vida, (memoria e história).

Mas o seu património é bastante rico. E se algum visitante seguir pelo trilho das capelas (em execução, numa parceria com o CNE) encontrará bastantes pontos de lazer e também conhecerá parte do nosso património. O trilho é circular e tem início junto da igreja românica. Pode ser dividido em duas partes (trilhos mais pequenos).De destacar as capelas do Sr. Calvário, de S. Pedro, S. Bartolomeu. Um dos pontos altos deste trilho (alto em altura, mas também pela sua importância para a Vila) são as capelas das Senhoras do Monte. Um espaço agradável com uma bela vista! Do outro lado da vila, junto ao Rio Ave, pode destacar e retemperar energias no parque do Talegre.

Mas falar de Serzedelo e do seu património é falar das suas festas! Muitas são as festividades que marcam a Vila durante o ano (procissão as Senhoras do Monte, São Bartolomeu em Agosto, Santa Cristina “padroeira” e outras.

Mas a maior festa com maior tradição é a festa das Cruzes que se realiza sempre no primeiro fim de semana de Maio. Proporciona grandes noitadas a comunidade e aos visitantes. No entanto, a tradição desta festa é a vertente mais forte, com dezasseis cruzes de madeira todas floridas a preceito com muito carinho e dedicação por parte das famílias. É um trabalho minucioso, de grande relevo e de convívio entre as diferentes gerações. Cada cruz tem uma juíza e várias mordomas, que durante o sábado asseiam a cruz para que então no domingo estejam expostas e passa a acontecer a cerimonia litúrgica.

Outro marco nesta festa são os tapetas que embelezam as ruas da vila durante todo o percurso da procissão. Vale apena conhecer este trabalho, que as famílias e a comunidade desenvolvem neste inicio de Maio em Serzedelo! deixo-vos desde já, o nosso convite!

No entanto, uma Vila é feito do trabalho das suas gentes e são várias as instituições onde as pessoas dedicam o seu tempo, a sua disponibilidade e o seu amor pela camisola que vestem. Destaco, o Grupo desportivo de Serzedelo um Grupo com muita historia. No campo do desporto é uma valência forte na comunidade com a formação de crianças jovens e equipa!
Temos também na CEAJ (Centro de Entretenimento e Apoio a Juventude),

que desenvolve atividades culturais e desportivas, o CNE – Agrupamento 84 de Serzedelo, conta também com associações mais ligadas a população seniores, como Animarte com Ânimos, Centro Social e Paroquial Santa Cristina. A Casa do Povo tem as valências de creche, jardim de infância, apoio ao estudo-CATL e no campo da Cultura o Grupo Folclórico. Serzedelo tem uma escola básica do primeiro Ciclo, com uma associação de pais que apoia no âmbito da educação.

Esta é uma Vila rica, pela sua capacidade de envolvimento nas diferentes áreas no entanto deixo aqui um repto aos nossos jovens, para que continuem a dar o corpo pela sua terra e instituições! Que não tenham receio de vestir a camisola de Serzedelo! Contamos convosco nesta caminhada!

E não posso terminar sem agradecer o empenho de todos, para que esta Vila seja a minha e a nossa Vila, onde tenho orgulho em viver,

 

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?