Troféu Chefe Gaspar realiza-se no dia 10 de junho, em Selho São Lourenço

No próximo feriado de 10 de junho, o Campo Monte de Bouro, em Selho São Lourenço, será palco de mais uma edição do Troféu Chefe Gaspar, uma iniciativa do Atlético da Costa que presta homenagem a uma das figuras mais marcantes do desporto e associativismo vimaranense: Gaspar Gonçalves, o saudoso Chefe Gaspar, como era conhecido.

© Atlético da Costa

A partida realiza-se às 16h00 e promete repetir o sucesso da primeira edição. Este ano, a organização decidiu dar um passo “mais emotivo e simbólico”, convidando os Veteranos da JUNI, clube com o qual o Chefe Gaspar esteve profundamente ligado durante décadas. “A participação desta equipa torna a homenagem ainda mais especial e carregada de significado”, destaca Filipe Oliveira, presidente do Atlético da Costa.

O dirigente lembra que Gaspar Gonçalves foi um dos fundadores da JUNI e dedicou a sua vida ao escutismo e ao atletismo, tendo-se destacado tanto como atleta premiado como enquanto treinador. Na JUNI, formou várias gerações de jovens, contribuindo para o seu desenvolvimento humano e desportivo. Mais tarde, no Vitória SC, deu continuidade a esse “percurso de excelência, sempre com o rigor e paixão que o caracterizavam. Foi também juiz de atletismo, função que desempenhou com o mesmo espírito de dedicação”.

Faleceu em novembro de 2020, mas o seu legado continua bem presente, vinca Filipe Oliveira. O Troféu Chefe Gaspar é, assim, “uma forma de manter viva a memória de um homem que foi símbolo de valores, entrega e espírito comunitário, especialmente na freguesia de Santa Marinha da Costa e em todo o concelho de Guimarães”.

Tal como na primeira edição, a iniciativa conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Marinha da Costa. O Atlético da Costa deixa o convite a toda a população, da freguesia e além, para se juntar a esta “tarde que se espera de emoções fortes, reencontros e celebração da memória de um verdadeiro líder e exemplo do desporto local”.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS