TROFÉU REITOR: A MAIOR COMPETIÇÃO DESPORTIVA DA UM

O Troféu Reitor vai já na sua 23.ª edição, envolvendo 400 atletas em nove modalidades. É o maior evento desportivo da academia minhota, organizado pelo Departamento Desportivo e Cultural dos Serviços de Ação Social da UMinho, com o apoio da Associação Académica.

A competição de maior tradição na Universidade do Minho envolve alunos, antigos alunos, professores e funcionários da UM. A competição desenrola-se ao longo de mais de um mês, este ano começou a 02 de maio e terminou com as finais das modalidades coletivas a 08 de junho. Além da dimensão do evento, composto por centenas de atletas divididos pelas cidades de Guimarães e Braga, a competição tem algumas particularidades, como por exemplo as equipas mistas. Este ano as modalidades em prova foram: andebol 5 misto; basquetebol 3×3 misto; voleibol de praia misto; futsal masculino; futsal feminino; padel; squash; badmington; e extreme games.

Pela relevância que tem na sociedade, o futebol (neste caso o futsal) toma um lugar de destaque no evento. Este ano estiveram em competição 22 equipas nesta modalidade. A competição passou por uma fase de grupos, com dois grupos de seis e dois de cinco equipas. Passada essa fase, a prova entrou num sistema eliminatório em que as equipas disputavam o trono, que era do curso de Direito. A final acabou por ser disputada entre as equipas do Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação e Engenharia Electrónica, com vantagem para os primeiros. Na final feminina da mesma modalidade Engenharia. Biomédica venceu Medicina, repetindo um feito do ano anterior.

Fazendo prova que o desporto na Universidade do Minho não é só para os alunos, o squash apresenta um quadro de medalhados diversificado. O campeão António Ferreira é funcionário não docente, a medalha de prata foi para José Ramalho, professor, e o bronze foi para Nelson Peixoto, antigo aluno da universidade.

As eliminatórias das diversas modalidades são realizadas nos polos de Azurém e Gualtar, sendo as finais concentradas num único dia, num dos polos. O facto de o troféu se realizar ao longo de um mês e de confluir para finais, que se realizam num único dia, contribui para que esse dia seja uma festa do desporto na universidade. Este ano as finais foram no polo de Gualtar em Braga.

trofeu-reitor_foto-uminho

No Basquetebol misto houve um duelo entre duas equipas do polo de Gualtar (no ano anterior foram duas engenharias de Azurém). Relações Internacionais (RI) e Gestão protagonizaram uma excelente partida, com bons momentos de basquetebol. No final, pesar da boa réplica de Gestão, RI acabaria por levar a melhor por 22-16.

No andebol a competição fez-se em formato de campeonato de todos contra todos. No dia da final estavam agendados os dois últimos jogos que decidiriam os vencedores. Destas duas partidas, saíram campeões os alunos do Mestrado em Engenharia Informática, em segundo Engenharia Mecânica e em terceiro a Associação de Funcionários da Universidade do Minho (AFUM).

A final de voleibol de praia foi disputada entre o Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação e Engenharia Biomédica. Os primeiros tentavam revalidar o título que traziam da edição anterior e acabaram por lograr isso mesmo, numa final disputadíssima.

A cerimónia de encerramento e entrega dos prémios a todos os que conseguiram lugares de pódio contou com as presenças do reitor António Cunha, do administrador dos Serviços de Ação Social, Carlos Silva, do presidente da Associação Académica, Bruno Alcaide, do vice-presidente da Associação de Funcionários, José Ramada e do diretor do Departamento Desportivo e Cultural, Fernando Parente.

Os índices de prática desportiva regular na Universidade do Minho cifram-se acima dos 35% (membros da comunidade académica), facto que tem merecido referências positivas à Universidade do Minho, pela qualidade e variedade da oferta desportiva, democraticidade de acesso a essa prática e qualidade do parque desportivo. Talvez por esta razão a UM foi recentemente colocada em primeiro lugar no ranking da European University Sports Association (EUSA), como melhor instituição europeia no desporto universitário.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?