Vidas do Avesso

Por Eliseu Sampaio.

Esta pandemia da COVID-19 virou as nossas vidas ao contrário, estamos virados do avesso, de pele por dentro e carne por fora. Estamos tensos por dentro e doridos por fora. Em casa fechados, a maioria de nós, com as vidas em suspenso, com futuro incerto e aquela ansiedade que nos vai consumindo, ainda que a tentemos disfarçar com as atividades que realizamos com os miúdos e algum trabalho que conseguimos concretizar à distância.

Dos países que nos rodeiam chegam relatos assustadores de milhares de mortos e infetados por este novo coronavírus. Itália lidera na catástrofe, enquanto Espanha e França aproximam-se do mesmo caos.

A pandemia chegou mais tarde a Portugal e, por esse motivo, somos tentados a acreditar que a nossa sorte será diferente. Mas não nos fiemos na sorte, normalmente, esta dá muito trabalho, e não fizemos o trabalho de casa como devíamos ter feito.

Fomos levados a acreditar até que este vírus nem chegaria a Portugal quando já a Organização Mundial de Saúde o apresentava como um problema muito sério. Quando surgiram os primeiros casos em Itália, mantivemos a mesma espectativa e não se adotamos, de imediato, medidas como aquelas que agora são tomadas, em jeito de remédio e não de prevenção. No fundo, à boa maneira portuguesa: remediar em vez de prevenir.

Conseguimos, no entanto, e em momento anterior à Itália recuar às nossas casas, fechar escolas e muitos dos serviços considerados não essenciais. Mas ainda não estamos seguros de poder acreditar que o fizemos no tempo certo. O tempo de o percebermos ainda não está ultrapassado, porque este vírus demora imenso a manifestar-se.

Esta semana é crucial para tentarmos, juntos, garantir que o nosso sistema de saúde não colapsa dentro de 15 dias, o período em que, indicam as projeções, teremos o maior número de infetados no nosso país. Por isso, não facilitem e tomem todas as medidas preventivas.

Fiquem em casa, por favor, por vós e por todos nós!

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?