Vidas em sobressalto

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do Grupo de Comunicação Mais Guimarães

A história está devidamente contada nesta edição do Jornal Mais Guimarães.

Após oito semanas em isolamento, quatro delas de internamento no Hospital Senhora da Oliveira Guimarães, de 11 testes, entre eles o desejado teste negativo, um homem de 79 anos, residente em Guimarães, voltou a testar positivo no passado dia 26 de junho. O caso torna-se ainda mais problemático quando esta terça-feira, dia 30, uma neta de 10 anos com quem convive, também recebeu um resultado positivo para Covid-19.

Nesta família vimaranense o pesadelo começou a 15 de abril. Foi uma bisneta a primeira a apresentar sintomas e, no dia seguinte, um filho testou positivo. Dias depois, este homem, o principal protagonista da nossa história, caiu e foi transportado ao Hospital Senhora da Oliveira, por precaução, uma vez que detém problemas cardíacos.

Foi-lhe diagnosticada a covid-19. Durante 04 semanas permaneceu internado e ali ficou, realizando testes consecutivos, em ansiedade permanente, para ele e para a família. Regressou a casa, “por motivos de saúde psicológica”, por ser uma pessoa já com alguma idade e por não poder receber visitas. O filho e a esposa também estavam infetados, pelo que os três puderam cumprir o isolamento em conjunto de forma um pouco menos penosa.

Foram mais quatro semanas em isolamento caseiro e, a 13 de junho, depois do teste com resultado negativo, tudo parecia estar ultrapassado. O homem voltou à sua vida normal, embora usando máscara e as necessárias precauções. Mas o calvário não tinha terminado. Na sexta-feira voltou a testar positivo.

Helena Sarmento, médica de medicina interna e responsável pelo internamento de covid-19 no Hospital Senhora da Oliveira explicou ao Mais Guimarães que “Há neste momento grupos de trabalho que procuram compreender se se trata de novas infeções ou se é apenas o vírus que permanece nas secreções.”

Esta história, descrita pelo jornalista Rui Dias, que não é caso único no país e no mundo, é mais um dado a juntar a tantos outros acontecimentos que, neste momento, dificultam o regresso à normalidade que tanto desejamos.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?