Vimaranenses brilham na segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI

Os vimaranenses David Martins e Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram o 3.º DHI Capital do Móvel, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, disputada no Monte do Pilar, em Penamaior (Paços de Ferreira).

Foto: Marcelo Lopes/ACM


Num dia excelente para a prática da modalidade, o Monte Pilar, em Penamaior, Paços de Ferreira, encheu-se de animação, própria das provas de Downhill, onde sobressai a luta pela classificação, mas também o convívio e o companheirismo.

Seguindo todas as regras de segurança e higiene, o 3.º BTT DHI Capital do Móvel contou com a participação de cerca de uma centena de atletas desde os escalões de Escolas até aos Master 50.


David Martins, que compete como individual, foi o grande protagonista da prova de elites. O ciclista de Guimarães, que se sagrou Campeão do Mundo Universitário de Downhill em 2018, desceu a pista do Monte do Pilar em 1:50:062m, reduzindo dois segundos ao tempo da manga de qualificação. Na segunda posição ficou o barcelense Hugo Alves, enquanto o Campeão do Minho, Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), que regressou à competição depois de uma grave lesão, completou o pódio.
Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) dominou em elites femininas, vencendo as duas mangas. Ana Leite deixou Vivianne Sawczuk (BTT Pandilhas a Monte), segunda classificada em Penamaior, a mais de oito segundos de diferença.
 
Também de Guimarães, Rui Freitas (individual) foi o vencedor entre os atletas de juniores. O atleta venceu as duas mangas e na final desceu o Monte Pilar em 1:53:924, deixando na segunda posição Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães), enquanto Marco Pinheiro (Desportivo Jorge Antunes) foi terceiro.


Em master 30, triunfou Manuel Bessa (BTT Pandilhas a Monte), deixando o seu colega de equipa (e irmão) Pedro Bessa em segundo e Vítor Soto Maior (individual) em terceiro.
O Vimaranense Ricardo Soares (Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães) foi o melhor entre os master 40, terminando João Pereira (BTT Pandilhas a Monte) em segundo e o Campeão do Minho em título, António Cunha (Desportivo Jorge Antunes), em terceiro.
Em Master 50, venceu António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro), seguindo-se na classificação José Queirós (BTT Pandilhas as Monte) e Augusto Pedrosa (Desportivo Jorge Antunes).
Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte), em cadetes, subiu ao primeiro lugar do pódio, deixando Adriano Silva (Bike House DH Team/Guimarães) em segundo e Diogo Cunha (Desportivo Jorge Antunes) em terceiro.
 
Nos escalões de Escolas, o melhor juvenil foi o vimaranense Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães), terminando nas posições seguintes do pódio os seus colegas de equipas Diogo Rodrigues e Francisco Ribeiro. Margarida Vasconcelos (Maiatos) foi a mais rápida em juvenis femininas, terminando a sua irmã Helena Vasconcelos na segunda posição.
Em Infantis, destacou-se Benjamim Vasconcelos (Maiatos), enquanto Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) foi segundo.


Na vertente de open, o pódio foi preenchido por Fernando Silva, António Costa (BTT Pandilhas a Monte) e Filipe Ferreira (individual).
Coletivamente, a Bike House DH Team/Guimarães DH Team/Guimarães foi a melhor equipa, reforçando assim o comando do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION. O BTT Pandilhas a Monte terminou em segundo e o Desportivo Jorge Antunes em terceiro.
 

David Martins mostrou-se bastante satisfeito com a vitória no 3.º DHI Capital do Móvel. O ciclista de Guimarães começou por referir que “Não foi uma vitória fácil, nunca é. Competi com atletas que também treinam muito e bem, são atletas muito bons” e adiantou que “apesar de ter cometido um erro na descida final, que me custou ainda tempo, acabou por correr bem”.
David Martins considerou que “foi um fim de semana muito divertido. A organização está de parabéns, montou aqui uma excelente corrida. Diverti-me muito com os meus amigos, que é o mais importante, ninguém se magoou e foi muito bom”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?