Xicoooo… Vamos fazer história!
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesAntes de mais, uma declaração de interesses. Sou atualmente diretor do Xico Andebol, com responsabilidades na comunicação interna e externa do Clube.
Dito isto, escrevo sobre um extraordinário Clube Desportivo da Cidade de Guimarães. O Desportivo Francisco de Holanda nasceu a 8 de Dezembro de 1942, e o longo de quase oito décadas de atividade tornou-se uma referência no meio desportivo regional, e até nacional, por múltiplas razões, mas sobretudo pelo contributo para a formação integral de dezenas de milhar de crianças e jovens.
O Xico Andebol é sobretudo um clube de formação, e conta atualmente com quase três centenas de atletas a praticarem andebol, em todos os escalões e do sexo masculino e feminino.
Resultado deste posicionamento, ao longo dos anos, vários nomes grandes do andebol nascerem ou cresceram para a modalidade aqui. E naturalmente também se formaram grandes equipas, como a que conquistou a Taça de Portugal ao Sporting em 2010, ou a que no próximo final de semana, na Nazaré, vai disputar a fase final do campeonato e a subida à primeira divisão, com o S. Bernardo e o Académico de Viseu.
Com competência, determinação, e principalmente muito coração, os bravos do Xico fizeram uma época fabulosa que pode culminar com um título de campeão e a subida à primeira divisão. E isto já no próximo fim-de-semana.
Ao mesmo tempo que rejubilamos com essa possibilidade, da subida à Primeira Divisão, olhamos para a realidade da divisão de elite do andebol português, para a realidade dos clubes, das estruturas que possuem, dos apoios que angariam nas suas comunidades, e percebemos que há uma distância gigantesca que nos separa.
Por isso deixo um desejo: Que a conquista dos nossos bravos dentro do campo seja acompanhada dos aplausos de todos os vimaranenses, porque eles merecem, e que Guimarães lhes permita viver o sonho de competirem no topo.
Vamos a isso?
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro.