Xicoooo… Vamos fazer história!

Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais Guimarães

Antes de mais, uma declaração de interesses. Sou atualmente diretor do Xico Andebol, com responsabilidades na comunicação interna e externa do Clube.

Dito isto, escrevo sobre um extraordinário Clube Desportivo da Cidade de Guimarães. O Desportivo Francisco de Holanda nasceu a 8 de Dezembro de 1942, e o longo de quase oito décadas de atividade tornou-se uma referência no meio desportivo regional, e até nacional, por múltiplas razões, mas sobretudo pelo contributo para a formação integral de dezenas de milhar de crianças e jovens.

O Xico Andebol é sobretudo um clube de formação, e conta atualmente com quase três centenas de atletas a praticarem andebol, em todos os escalões e do sexo masculino e feminino.

Resultado deste posicionamento, ao longo dos anos, vários nomes grandes do andebol nascerem ou cresceram para a modalidade aqui. E naturalmente também se formaram grandes equipas, como a que conquistou a Taça de Portugal ao Sporting em 2010, ou a que no próximo final de semana, na Nazaré, vai disputar a fase final do campeonato e a subida à primeira divisão, com o S. Bernardo e o Académico de Viseu.

Com competência, determinação, e principalmente muito coração, os bravos do Xico fizeram uma época fabulosa que pode culminar com um título de campeão e a subida à primeira divisão. E isto já no próximo fim-de-semana.

Ao mesmo tempo que rejubilamos com essa possibilidade, da subida à Primeira Divisão, olhamos para a realidade da divisão de elite do andebol português, para a realidade dos clubes, das estruturas que possuem, dos apoios que angariam nas suas comunidades, e percebemos que há uma distância gigantesca que nos separa.

Por isso deixo um desejo: Que a conquista dos nossos bravos dentro do campo seja acompanhada dos aplausos de todos os vimaranenses, porque eles merecem, e que Guimarães lhes permita viver o sonho de competirem no topo.

Vamos a isso?

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?