A felicidade que se encontra nos Caminhos Cruzados
Por Eliseu Sampaio.
Por Eliseu Sampaio,
Diretor do grupo Mais GuimarãesA seleção feminina de futebol conseguiu, em fevereiro, um apuramento histórico para o Campeonato do Mundo 2023, a disputar entre julho e agosto na Nova Zelândia e na Austrália.
Vanessa Marques, de Caldas das Taipas, tem sido uma presença assídua nas convocatórias da seleção e faz capa na edição deste mês da Mais Guimarães.
Num mundo demasiado masculino ainda, no relvado e fora dele, o trabalho que tem sido feito pelas atletas lusas, mas também pelos clubes e associações espalhados pelo país, merece o nosso destaque e também o nosso aplauso. Nesta área, como infelizmente em tantas outras, apesar de alguma evolução positiva, mas lenta, é necessário fazer caminho para que o mérito seja mais valorizado do que o sexo.
Continuam a surgir bons sinais, como aconteceu em Guimarães já neste mês de abril. Tendo passado por aqui a preparação para a fase final do campeonato do Mundo, e a nossa seleção defrontado no D. Afonso Henriques as formações do Japão e País de Gales, aqui foram batidos recordes de assistência mesmo tratando-se de jogos de preparação.
A cidade-berço foi uma ótima anfitriã e, na soma dos dois encontros, mais de 20 mil aplaudiram as seleção lusa. Na bancada, homens e mulheres, jovens e menos jovens, vibraram com a seleção nacional. Para muitos, foi o primeiro encontro com esta (nova) realidade. E foi bonito!
Percorrendo outros palcos, nesta edição entrevistamos também Victor Hugo Pontes, um enorme bailarino vimaranense. Num universo maioritariamente feminino, Victor reflete sobre “essa ideia muito pré concebida do que é que é para rapaz e o que é que é para menina, que cada vez mais faz menos sentido, seja no vestuário, seja nas profissões, seja nos desportos”.
Valha-nos os que têm a coragem de enfrentar estigmas, abrir caminhos e procurar, em liberdade, serem felizes, o propósito maior.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 24, 2024
Em Guimarães, Tabuadelo e São Faustino, Serzedo e Calvos, Conde e Gandarela, Prazins Santo Tirso e Corvite, Sande Vila Nova e Sande S. Clemente e Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil, viram a sua desagregação aprovada na Assembleia da República, no passado dia 17 de dezembro, após votação favorável também nos órgãos autárquicos locais. As Uniões de Freguesia que se irão desagregar no próximo ano vão a eleições autárquicas já separadas, em 2025. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 24, 2024
O presidente do Vitória Sport Clube, António Miguel Cardoso, emitiu uma mensagem de Natal a todos os associados e adeptos, destacando "que o ano de 2024 foi verdadeiramente memorável para o clube". O presidente desejou a todos um Feliz Natal, na esperança de que "todos continuemos unidos, com a mesma paixão e determinação".
Dezembro 24, 2024
A Liga Portuguesa de Futebol juntou à mesa, numa Ceia de Natal, as 30 mascotes dos vários clubes da I e da II Ligas, numa demonstração da "união existente fora das quatro linhas".