A Vimágua certificada com ISO 50001 para o Sistema de Gestão de Energia

No decorrer das auditorias de concessão, primeira e segunda fase, que tiveram lugar no segundo semestre de 2020, a Vimágua obteve a certificação do seu sistema de gestão de energia, atribuída pela EIC – Empresa Internacional de Certificação, tendo em conta os requisitos da norma NP EN ISO 50001:2019.

O sistema de gestão da energia vem assim juntar-se aos sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001), segurança e saúde (ISO 45001) e ambiente (ISO 14001).

Esta certificação reconhece a implementação de procedimentos e investimentos que contribuem para melhorar a eficiência energética e promover a integração de energias renováveis, com o objetivo principal de conduzir a reduções dos consumos de energia e dos impactos ambientais nas instalações da Vimágua.

As normas internacionais ISO permitem às empresas certificar os seus sistemas de gestão implementados, contribuindo para favorecer o desempenho das empresas, neste caso, o desempenho energético e a redução do consumo de energia. A Norma ISO 50001, relativa aos sistemas de gestão de energia, estabelece uma série de requisitos que precisam de ser considerados para que se consiga melhorar o desempenho energético.

O âmbito da certificação ISO 50001 da Vimágua é o mesmo das outras normas, mais concretamente as atividades de “Captação, Tratamento e Distribuição de Água para Consumo Humano e Drenagem de Águas Residuais”, tendo sido dado especial atenção às áreas de maior consumo de energia, nas instalações da empresa.

Medidas de Eficiência Energética que a Vimágua enumera como parte do processo da implementação de certificação ISO 50001 implementadas pela Vimágua:

  • Instalação de sistemas fotovoltaicos de produção de energia elétrica para autoconsumo (Edifício-Sede da Vimágua em Guimarães, Reservatório Pegada, ETA das Taipas e ETA de Gondomar);
  • Monitorização dos consumos energéticos de modo a efetuar o controlo dos consumos energéticos (Edifício-Sede, Reservatórios de Pegada, R3 – Guardizela, Mãe D’Água, Urgezes e Monte Cavalinho, PT Captação Gondomar);
  • Instalação de variadores eletrónicos de velocidade em várias Estações Elevatórias de água para consumo humano;
  • Substituição de grupos de bombagem por equipamentos mais eficientes (Estações Elevatórias Mãe d´Água e Pégada e Reservatórios de Mesão Frio);
  • Substituição luminárias existentes por luminárias LED mais eficiente no Edifício-Sede, em Guimarães;
  • Substituição de veículos a gasóleo por veículos elétricos.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?