Batoca Park: nasceu o novo espaço verde da cidade
Em São Martinho de Candoso nasceu o novo espaço verde da cidade de Guimarães: o Batoca Park.
Fruto do Orçamento Participativo, o Batoca Park, em São Martinho de Candoso, é o novo espaço verde da cidade berço. Com aproximadamente 2,5 hectares, estende-se ao longo das margens do rio Selho. O Mais Guimarães teve na inauguração que decorreu ao final da manhã de hoje.
Quando se chega ao Batoca Park, em São Martinho de Candoso, há uma praça de recreação que dá as boas-vindas aos visitantes, um parque infantil, uma área com equipamentos de fitness e um campo de futebol. Estende-se ao longo das margens do rio Selho, com os pilares do viaduto da autoestrada a oferecer-lhe guarida do sol e da chuva. Com uma área de aproximadamente 2,5 hectares e uma extensão de 950 m2, o novo espaço verde da cidade de Guimarães é “um espaço de encontro comunitário para exatamente a cultura, o desporto e o bem-estar”. As palavras são de Domingos Bragança. O presidente da Câmara Municipal de Guimarães presidiu à cerimónia de inauguração que decorreu ao final da manhã de hoje, dia 24 de junho. O Batoca Park é fruto do Orçamento Participativo de 2016.
Para além do edil municipal e de Adelina Pinto, vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, marcaram presença em São Martinho de Candoso outras figuras do executivo vimaranense como Paulo Lopes Silva, vereador com o pelouro da Cultural, Nélson Felgueiras, vereador com o pelouro do Desporto e da Juventude, Paula Oliveira, vereadora com o pelouro da Ação Social. Odete Lemos, presidente da Junta de Freguesia de Candoso S. Martinho, e Cátia Fernandes, arquiteta do projeto, tomaram a palavra antes do presidente do executivo municipal. Na inauguração do Batoca Park estiveram também presidentes de outras freguesias.
Nos discursos de Cátia Fernandes, Odete Lemos e Domingos Bragança ficou patente a mesma ideia de se trata de um parque que vai continuar em crescimento no futuro próximo. A arquiteta deixou claro que “para a semana” vão voltar ao parque e terminar o que ficou por fazer. É expectável que, nos próximos dias, às áreas de lazer e de atividade desportiva existentes deverá acrescentar-se uma zona para os jogos tradicionais, nomeadamente “uma área dedicada à petanca, ao chincalhão” e que permita “às pessoas de mais idade poderem estar ali a entreterem-se o dia todo”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 26, 2024
“Ficámos contentes por conseguir corresponder às expetativas das pessoas”, disse o presidente da Junta ao Mais Guimarães, referindo que, na realidade, “esta agregação, em termos de comunhão e partilha entre as pessoas, não existiu, não houve a verdadeira agregação entre os povos”. Tiago Rodrigues comentou a desagregação da sua União de Freguesias, que acontecerá nas próximas eleições autárquicas, em setembro ou outubro de 2025.
Dezembro 26, 2024
Em Guimarães, seis Uniões de Freguesia, juntas desde 2013, vão desagregar-se no próximo ano, nas eleições autárquicas. O Mais Guimarães recolheu a reação dos autarcas.
Dezembro 26, 2024
O Vitória Sport Clube anunciou uma Conferência de Imprensa para a apresentação do novo treinador da equipa principal, com início pelas 14h30 no auditório do estádio D. Afonso Henriques.