Esta iniciativa quer pôr os vimaranenses a fotografar o património natural do concelho

Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no City Nature Challenge, evento que decorre entre 24 a 27 de abril.

© Laboratório da Paisagem

Está aí à porta uma espécie de biomaratona. O City Nature Challenge (CNC) quer reunir todos os entusiastas pela natureza para mostrar a riqueza da fauna e flora da sua cidade, provando a importância do seu património natural. Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no evento que decorre entre 24 a 27 de abril. O desafio é que todos partilhem os registos fotográficos de animais e plantas observados em qualquer parte do concelho.

Vão participar centenas de de cidades de todo o mundo. Guimarães é a única cidade portuguesa presente neste desafio. Dinamizam este projeto o Laboratório da Paisagem, o Curtir Ciência e o Município de Guimarães.

No entanto, a pandemia de covid-19, que se espalha pelo globo, pode condicionar a iniciativa. À partida, a organização informou que o CNC, ao contrário de outros anos, não terá carácter competitivo. “Este ano, queremos abraçar o aspecto colaborativo do CNC e o poder curativo da natureza para permitir que as pessoas documentem a sua biodiversidade local da forma que puderem”, pode ler-se numa nota informativa no site oficial.

Iniciado por entusiastas da natureza do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e da Academia de Ciências da Califórnia, o City Nature Challenge é um esforço internacional, que visar dar às pessoas uma oportunidade de encontrarem e documentarem plantas e vida selvagem em cidades de todo o mundo.

É um concurso ao estilo bioblitz — uma espécie de levantamento biológico intenso, numa tentativa de registar todas as espécies vivas dentro de uma área designada — onde as cidades estão em competição para ver quem pode fazer mais observações da natureza, quem pode encontrar mais espécies e quem pode envolver o maior número de pessoas.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?