Esta iniciativa quer pôr os vimaranenses a fotografar o património natural do concelho
Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no evento que decorre entre 24 a 27 de abril.

Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no City Nature Challenge, evento que decorre entre 24 a 27 de abril.

Está aí à porta uma espécie de biomaratona. O City Nature Challenge (CNC) quer reunir todos os entusiastas pela natureza para mostrar a riqueza da fauna e flora da sua cidade, provando a importância do seu património natural. Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no evento que decorre entre 24 a 27 de abril. O desafio é que todos partilhem os registos fotográficos de animais e plantas observados em qualquer parte do concelho.
Vão participar centenas de de cidades de todo o mundo. Guimarães é a única cidade portuguesa presente neste desafio. Dinamizam este projeto o Laboratório da Paisagem, o Curtir Ciência e o Município de Guimarães.
No entanto, a pandemia de covid-19, que se espalha pelo globo, pode condicionar a iniciativa. À partida, a organização informou que o CNC, ao contrário de outros anos, não terá carácter competitivo. “Este ano, queremos abraçar o aspecto colaborativo do CNC e o poder curativo da natureza para permitir que as pessoas documentem a sua biodiversidade local da forma que puderem”, pode ler-se numa nota informativa no site oficial.
Iniciado por entusiastas da natureza do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e da Academia de Ciências da Califórnia, o City Nature Challenge é um esforço internacional, que visar dar às pessoas uma oportunidade de encontrarem e documentarem plantas e vida selvagem em cidades de todo o mundo.
É um concurso ao estilo bioblitz — uma espécie de levantamento biológico intenso, numa tentativa de registar todas as espécies vivas dentro de uma área designada — onde as cidades estão em competição para ver quem pode fazer mais observações da natureza, quem pode encontrar mais espécies e quem pode envolver o maior número de pessoas.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 21, 2025
A Câmara Municipal de Guimarães, a Sociedade Martins Sarmento e a União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia vão assinar amanhã, sábado, às 10h30, no Museu da Cultura Castreja, o protocolo de cooperação para a criação do Parque Florestal da Quinta de Ponte.
Março 21, 2025
Isto quer dizer que a associação espera que haja uma cooperação por parte da autarquia, e que este debate de ideias, que ocorreu no Centro Cultural Vila Flor, na última quinta-feira, não signifique apenas uma das iniciativas a compor um programa de aniversário.
Março 21, 2025
A Vimágua iniciou uma empreitada de extensão de redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais em várias ruas da Freguesia de Gonça e da União de Freguesias de Atães e Rendufe.