Esta iniciativa quer pôr os vimaranenses a fotografar o património natural do concelho
Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no evento que decorre entre 24 a 27 de abril.

Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no City Nature Challenge, evento que decorre entre 24 a 27 de abril.

Está aí à porta uma espécie de biomaratona. O City Nature Challenge (CNC) quer reunir todos os entusiastas pela natureza para mostrar a riqueza da fauna e flora da sua cidade, provando a importância do seu património natural. Guimarães vai ser a única cidade portuguesa a participar no evento que decorre entre 24 a 27 de abril. O desafio é que todos partilhem os registos fotográficos de animais e plantas observados em qualquer parte do concelho.
Vão participar centenas de de cidades de todo o mundo. Guimarães é a única cidade portuguesa presente neste desafio. Dinamizam este projeto o Laboratório da Paisagem, o Curtir Ciência e o Município de Guimarães.
No entanto, a pandemia de covid-19, que se espalha pelo globo, pode condicionar a iniciativa. À partida, a organização informou que o CNC, ao contrário de outros anos, não terá carácter competitivo. “Este ano, queremos abraçar o aspecto colaborativo do CNC e o poder curativo da natureza para permitir que as pessoas documentem a sua biodiversidade local da forma que puderem”, pode ler-se numa nota informativa no site oficial.
Iniciado por entusiastas da natureza do Museu de História Natural do Condado de Los Angeles e da Academia de Ciências da Califórnia, o City Nature Challenge é um esforço internacional, que visar dar às pessoas uma oportunidade de encontrarem e documentarem plantas e vida selvagem em cidades de todo o mundo.
É um concurso ao estilo bioblitz — uma espécie de levantamento biológico intenso, numa tentativa de registar todas as espécies vivas dentro de uma área designada — onde as cidades estão em competição para ver quem pode fazer mais observações da natureza, quem pode encontrar mais espécies e quem pode envolver o maior número de pessoas.
Partilhar
PUBLICIDADE
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 23, 2023
A equipa treinada por Rui Borges garantiu a vitória frente ao Farense e deu um salto na tabela classificativa. O Moreirense encontra-se, de forma provisória, na nona posição da primeira Liga.
Setembro 23, 2023
O Lank Vilaverdense venceu, sem surpresas, a equipa treinada por Bruno Alves com cinco golos sem resposta. Gustavo França, Lénio, Bruno Silva, João Caiado e Harramiz foram os autores dos remates certeiros.
Setembro 23, 2023
A quarta edição da "Vitrus Talk" juntou Domingos Bragança, presidente da Câmara de Guimarães, João Costa, ministro da Educação, Ana Varela, atriz e ativista, e Sérgio Castro Rocha, presidente da VITRUS.