CarClasse
CarClasse
MÁRIO DIAS

Por Mais Guimarães.

90470380_1423657324462031_3341143372675940352_n

Nome completo
Mário Manuel Remísio Dias de Castro

Naturalidade
Caldas das Taipas

Data de nascimento
19/01/1950

Profissão
Médico

Autarca, médico, dirigente associativo e “uma das mais emblemáticas figuras de Caldas das Taipas” – como muitos o descrevem – Mário Dias de Castro faleceu este sábado, dia 14 de março. Tinha 70 anos. Sérgio Abreu, presidente da Assembleia de Freguesia de Caldelas, a propósito do seu falecimento, destacou “a grandeza humana da pessoa e do médico, o altruísmo do dirigente associativo taipense e a dimensão política adquirida na luta pela democracia”.

Intimamente e inteiramente ligado a Caldas das Taipas, Mário Manuel Remísio Dias de Castro nasceu a 19 de janeiro de 1950, no edifício Termal das Taipas. Filho de Augusto Monteiro Dias de Castro e de Maria Adelaide Remísio de Castro Pereira Lopes, Mário Dias frequentou a escola primária do Pinheiral, o Liceu Nacional de Guimarães, no qual o primeiro trimestre foi passado no mosteiro de Santa Clara – onde funciona atualmente a Câmara Municipal.

Em 1976, licenciou-se me Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto tendo iniciado a sua atividade profissional no Hospital de Guimarães, em janeiro de 1977. Acerca da sua atividade profissional e os princípios seguidos, dizia que pautava “pelo espírito de servir o próximo e minorar ou resolver dentro dos possíveis o seu sofrimento”, escreve o Reflexo Digital.

“Mário Dias de Castro deixou um legado indelével em prol da sua Terra, tendo servido Caldas das Taipas com amor, dedicação e abnegação”

Mário Dias de Castro foi, aliás, o primeiro presidente de Junta de Freguesia de Caldelas democraticamente eleito, nas eleições de dezembro de 1976, pela LIMC – Lista Independente Moradores de Caldelas. Foi também presidente da Assembleia de Freguesia. Mário Dias assumiu igualmente diversos cargos associativos: passou pela presidência do Clube Caçadores das Taipas e foi, ainda, sócio fundador do clube de Pesca Desportiva de Caldas das Taipas. Passou igualmente pela presidência das Assembleias Gerais da Associação Humanitária dos Bombeiros das Taipas. Nesta última e no Clube Caçadores das Taipas exerceu funções médicas em regime pro bono. Entre 1981 e 1983 passou pelo Centro de Actividades Recreativas Taipense, onde exerceu o cargo de Presidente da Direção. “Um profissional deve colaborar com as instituições da sua terra”, afirmava, segundo o jornal Reflexo Digital, Mário Dias de Castro, na altura em que foi homenageado pelo clube rotário taipense, em fevereiro de 2017.

A homenagem do clube rotário taipense aconteceu precisamente passados 18 anos da homenagem prestada a Augusto Dias, seu pai, pela mesma associação, que reconheceu o seu trabalho de “excelência” na área da saúde e a sua participação cívica em Caldas das Taipas. Dois meses depois, em abril, o Clube Caçadores das Taipas associou o seu Gabinete Médico à pessoa de Mário Dias, reconhecendo a sua prestação médica gratuita entre 1979 e 2005.

Também em 2017, por altura das comemorações do 130.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, foi descerrada uma fotografia sua no Salão Nobre da Associação e foi-lhe atribuída, por deliberação da Direção, a “Medalha de Bons Serviços – Grau Ouro” da Instituição, tendo como referencial “os serviços valiosos e transcendentes prestados à Associação”.

“Mário Dias de Castro deixou um legado indelével em prol da sua Terra, tendo servido Caldas das Taipas com amor, dedicação e abnegação”, acrescentava Sérgio Abreu.

Para o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, Mário Dias de Castro deixou “um legado ímpar na sua comunidade, sendo reconhecido em especial por todos os taipenses”.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES