POLÍTICA DO VOLUNTARIADO DE GUIMARÃES PARTILHADA COM OUTRAS CIDADES EUROPEIAS
Paula Oliveira e Ana Moreno representaram o município em Bruxelas.

Estratégias políticas municipais implementadas para a contribuição do voluntariado na promoção da solidariedade na população jovem e na coesão social apresentadas em Bruxelas.
O Município de Guimarães, através do seu Banco Local de Voluntariado, esteve representado, no passado dia 10 de outubro, em Bruxelas, pela Vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, e pela Coordenadora deste Banco, Ana Moreno.
No âmbito das comemorações da “Semana Europeia de Regiões e Cidades”, algumas Capitais Europeias de Voluntariado, candidatos a edições passadas deste título e potenciais candidatos a edições futuras, estiveram presentes num Workshop, intitulado “Construindo Comunidades Coesas através da Solidariedade e do Voluntariado”.
Este workshop, organizado pela Representação Permanente da República Eslovaca em Bruxelas e coorganizado pelas cidades de Aarhus (Dinamarca), Guimarães (Portugal), Konjice (Eslovénia) e Košice (Eslováquia), pelo Centro de Voluntariado de Sligo (Irlanda) e pelo Centro Europeu de Voluntariado, permitiu uma partilha integrada das estratégias políticas municipais implementadas para a contribuição do voluntariado na promoção da solidariedade na população jovem e na coesão social.
A apresentação de Guimarães ressalvou o importante contributo do voluntariado, em 2012, na Capital Europeia da Cultura (527 voluntários), em 2013, na Cidade Europeia do Desporto (231 voluntários) e no processo de candidatura a Capital Verde Europeia (2000 voluntários), destacando a candidatura de Guimarães a Capital Europeia do Voluntariado (em 2014) e a acreditação da Câmara de Guimarães no âmbito do Serviço de Voluntariado Europeu Erasmus+, para coordenação, envio e acolhimento de voluntários.
Em destaque esteve também a implementação em Guimarães de um projeto pioneiro em Portugal, concebido com o apoio do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, intitulado “Agente Solidário”, que permite a prática de voluntariado por jovens entre os 16 e os 18 anos e o Plano de Ação Local associado à atribuição a Guimarães do Selo “Cidade Amiga das Crianças”, pela UNICEF.
PUBLICIDADE
Partilhar
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 3, 2023
A autora apresenta o seu livro "O Menino Borboleta", que conta a história de um menino com epidermólise bolhosa, este domingo, dia 03 de dezembro, no Café Concerto do Centro Cultural Vila Flor (CCVF). A sessão inicia às 16h00.
Dezembro 3, 2023
O evento, que apresenta vários livros e diversas atividades para as crianças, decorre até este domingo, dia 03 de dezembro, na Fábrica de Santo Thyrso.
Dezembro 3, 2023
Os cónegos recebem os encarnados neste domingo, dia 03 de dezembro, pelas 18h00, a contar para a 12.ª jornada da Liga Portugal.