CarClasse
CarClasse
BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Um prato de excelência que faz parte integrante do “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”

ba

por Mário Moreira

Um prato de excelência que faz parte integrante do “Receituário da Cozinha Tradicional Portuguesa”. É considerado pelos portugueses como um dos mais famosos, prestigiados, e apreciados pratos de bacalhau.

A sua origem deve-se a um criativo e visionário empreendedor, proprietário de um restaurante, na cidade do Porto, com o nome “Zé do Pipo”. A receita foi criada há cerca de sessenta anos e obteve o 1º prémio num concurso, denominado, “a melhor refeição ao melhor preço”.

Infelizmente, nos dias de hoje, há restaurantes por todo o país que adotaram este prato como seu prato da casa. É um “atentado” e um “crime” que deveria ser punido! Como é um atentado, a sua adulteração, na forma e modo de confeção. É lamentável a ausência de fiscalização, que observe, que esteja atenta, que defenda e preserve a autenticidade e genuinidade das receitas, certificadas, como fazendo parte do património cultural e gastronómico português.

 

Receita, ingredientes e forma de confeção, para 4 pessoas:

 

1) Bacalhau – Em lume brando cozer 4 lombos de bacalhau, com 1L de leite, uma folha de louro, uma pitada de pimenta, duas colheres de azeite, até que comece abrir em lascas. Reservar o líquido da cozedura.

2) Cebolada – Efetuar um refogado com 4 cebolas em meias luas, um quarto de litro de azeite, 3 alhos esmagados, uma folha de louro. Quando as cebolas estiverem macias, adicionar cinco colheres de sopa do líquido resultante da cozedura do bacalhau, previamente guardado.

3) Puré – Confecionar o puré com 500gr de batata de cozer, adicionar uma colher de sopa de sal e algum líquido da cozedura do bacalhau, deste modo, vai enriquecer o seu sabor. Escorrer a batata e passar no passe-vite. De seguida, junte 3 colheres de manteiga, meio litro de leite, 4 gemas, uma pitada de pimenta, sumo de um limão e uma colher de chá de noz moscada. Levar ao lume brando, para fazer a consistência e ligação homogénea dos ingredientes.

4) Maionese –  Não custa nada fazer e o seu resultado final é fabuloso! Num recipiente de vidro, colocar 2 gemas, juntar gotas de limão e uma colher de chá de mostarda. Mexer sempre, adicionando em simultâneo azeite em fio. O resultado em termos de sabor, de textura e de cor, é surpreendente. No final, certifique-se se a maionese se mantém firme e tempere de sal e pimenta a gosto.

5) Empratamento – Colocar as postas de bacalhau numa travessa de serviço de ir ao forno. Distribuir o puré num saco de pasteleiro para lhe dar as suas formas arredondadas, de forma muito generosa, à volta do bacalhau. Colocar a cebolada em cima do bacalhau e por último espalhar a maionese em cima da cebola.

6) Forno – Levar ao forno a gratinar. O puré e a maionese ficarão ligeiramente acastanhados, apelativos, apetitosos e prontos a degustar. É facultativo decorar com algumas azeitonas pretas e uma haste de salsa.

 

Bom apetite.

Um abraço gastronómico,

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES