“Tarteletes de Pêras e Amêndoas”

por Mário Moreira

  • Ingredientes necessários para a massa

200 gr de farinha, 10 gr de açúcar em pó, 1 pitada de sal, 100 gr de manteiga amolecida, 1 ovo, 5 colheres de sopa de água fria, farinha para polvilhar qb.

  • Preparação e execução da massa

Numa taça, colocar a farinha, o açúcar, o sal, a manteiga, o ovo e a água. Com as pontas dos dedos, envolver bem e fazer uma bola consistente. Levar ao frigorífico durante uma hora. Polvilhar uma bancada de serviço com farinha e estender a massa com o rolo. Com a massa, forrar 10 forminhas de tarteletes e prender bem com os dedos. Com 1 garfo picar a massa. Usar uma tesoura, para recortar em círculo o papel vegetal, forrar as tarteletes preencher com o feijão seco. Em forno aquecido, levar as tarteletes ao forno, durante 10 minutos à temperatura de 180º. Retirar do forno, assim como o feijão e o papel vegetal, reservar.

O feijão pode ser reutilizado para uma sopa, uma massa à lavrador, um arroz caldoso de feijão…

  • Ingredientes necessários para o creme

1 lata de leite condensado, 4 gemas, 2 ovos inteiros 2 dl de leite, 50 gr de farinha maisena, 1 colher de café de essência de baunilha, 100 gr de amêndoa moída, 2 colheres de amêndoa laminada, 5 pêras em lata…

  • Preparação e execução do creme

Levar um tacho ao lume brando, com o leite e o leite condensado, adicionar a baunilha, mexer até ferver, retirar do lume, juntar a amêndoa moída, voltar a envolver.

Numa taça mexer as gemas com os ovos inteiros, envolver bem, juntar a farinha e a mistura do leite com o leite condensado. Mexer até que fique num creme bem homogéneo. Dividir o creme pelas tarteletes, deixar que arrefeça.

Escorrer as pêras, fazer um corte ao meio, colocar a metade em cada tartelete. Decorar à sua volta, de cada tartelete, com a amêndoa laminada.

Levar ao forno à temperatura de 200º, durante 5 minutos ou até que as amêndoas fiquem douradas.  Retirar do forno, deixar que arrefeça e servir de seguida.

  • Materiais e equipamentos necessários

Papel vegetal, 1 rolo da massa, 1 tacho, 1 taça, 10 forminhas, 1 tábua, 1 faca, 1 batedor de varas manual, 1 garfo, 1 colher de sopa, 1 colher de café, 1 tesoura, 1 faca, 1 balança…

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?