Tarte de Cerejas

por Mário Moreira

Cansados de palavras ocas e de circunstância, onde se manifesta a impunidade e a hipocrisia por tudo quanto é sítio, o melhor serão as nossas opções alimentares. Sem isso, é latente a fragilidade física e mental de uma sociedade que caminha para a demência coletiva.

  • Ingredientes para a massa

200 gr de farinha, 20 gr de açúcar, 100 gr de manteiga, 1 ovo, água fria qb, farinha para polvilhar, 1 chávena de feijão seco. Papel vegetal para forrar.

  • Preparação da massa

Utilizar uma taça, adicionar todos os ingredientes e envolver bem até se conseguir uma “bola” de massa consistente. Acrescentar água se a massa estiver dura. Levar este preparado ao frigorífico de deixar durante uma hora.

Polvilhar de farinha a bancada de trabalho e estender a “bola” de farinha com o rolo de modo a ficar num círculo com a mesma espessura.

  • Cozer a massa

Com o rolo estende-se a massa em cima da tarteira e com a ajuda dos dedos da mão prende-se a massa às paredes da forma. Picar a massa com um garfo, colocar o papel vegetal e distribuir o feijão seco por toda a sua superfície.

Levar ao forno durante 15 minutos a 180º. Retirar a tarte do forno, retirar da tarte o feijão e o papel vegetal.

  • Preparação das cerejas

Retirar o caroço e o pedúnculo às cerejas e colocar em tabuleiro de ir ao forno. Polvilhar com açúcar e levar ao forno a 200º durante uns 20 minutos. Retirar do forno, escorrer e aproveitar o sumo.

  • Ingredientes para o recheio

500 gr de cerejas, 2 colheres de sopa de açúcar, 4 gemas, 1 colher de sopa de maisena, 1 lata de leite condensado, 1 medida (da lata) de leite. Reservar algumas cerejas para decoração.

  • Preparação do creme para o recheio

Levar um tacho ao lume, misturar o leite condensado com as gemas, usando uma batedeira manual de varas. Com a ajuda de 1 garfo dissolver a farinha no leite e verter na mistura ao lume. Em lume brando, mexer para impedir que ganhe grumos, até que engrosse. Deixar arrefecer.

  • Remate final

Colocar as cerejas dentro da forma, cobrir com a mistura do leite e gemas, levar ao forno durante 30 minutos à temperatura e 180º.

Retirar do forno, deixar arrefecer, pincelar com o sumo das cerejas.

  • Empratamento e decoração

Cortar fatias generosas em desenhos triangulares.

Decorar com cerejas mergulhadas no seu próprio sumo.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?