Peito de Peru com Ervilhas de quebrar

por Mário Moreira

  • Ingredientes

750 gr de peito de peru, 1 alheira, 2 cebolas médias, 1 cenoura, 1 tomate grande maduro, 300 gr de ervilhas de quebrar, 5 colheres de azeite, 6 dentes de alho, 1 raminho de alecrim. Óleo, sal, pimenta, açúcar e água qb.

  • Preparação da alheira

Efetuar um pequeno golpe na parte de fora da alheira, de ponta a ponta, para retirar-lhe a pele. Numa frigideira ao lume, verter o óleo em quantidade que possa cobrir a alheira. Aquecer primeiro o óleo e só depois, fritar, até que fique bem tostadinha.

  • Preparação e confeção do peito de peru

Realizar um corte na carne de peru no sentido do cumprimento, com tamanho suficiente, para que se possa introduzir a alheira depois de frita. Numa frigideira com azeite, em lume brando, alourar com 2 dentes de alho e 1 cebola bem picadinhos. Não há necessidade de temperar este preparado, porque a alheira já está temperada. Deixar reduzir até que fique numa pequena pasta, sem líquido.  Esfregar com este preparado a carne de peru, introduzir a alheira e atar com o fio de cozinha, dando um pequeno nó numa ponta e efetuar pequenas “escalas” com intervalos de 1 dedo até ao fim, terminando o processo com um nó. Levar ao lume uma frigideira com azeite, 2 dentes de alho esmagados e o alecrim. Quando estiver bem quente, colocar o peru recheado, até que fique com uma cor dourada, bem apetitosa. Reduzir o lume, temperar de sal e pimenta a gosto e deixar confecionar até que a carne fique bem macia.

  • Preparação e confeção dos legumes

Levar ao lume uma frigideira com azeite, deixar alourar os 2 alhos e a cebola cortada em meias luas. Adicionar a cenoura e o tomate em cubinhos. Deixar ferver. Verter um copo de água, confecionar durante 10 minutos. Juntar as ervilhas de quebrar. Deixar ferver, adicionar uma pitada de açúcar (para cortar a acidez), envolver.

  • “Remate final”

Juntar o peru recheado à frigideira onde se encontram os legumes, deixar respirar os sabores, em ambos os lados. Esta operação deverá levar uns 5 minutos de cada lado.

  • Empratamento

O peru pode ser servido inteiro, em cima dos legumes, numa travessa de serviço, ou então, de forma mais personalizada, fatiado numa generosa porção de legumes.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?