“Naco de Vitela com aromas de Tomilho”

por Mário Moreira

Maio é um mês bom, não está calor mas as pessoas têm um ar mais feliz, há uma aparente segurança, há mais luz, os dias estão mais longos, convidam a estar fora de casa a fazer a refeição numa das muitas esplanada da cidade de Guimarães.

    • Ingredientes

    150 gr de cogumelos secos, 600 gr de folhinhas de espinafres, 600 gr de batatinhas novas, 650 gr de vitela, 200 gr de presunto, 8 dentes de alho médios, 2 dl de vinho do Porto seco, 1 colher de sopa de salsa picada, raminhos de tomilho, sal, pimenta moída, 2 dl de água, 1 cubo de caldo de legumes.

    • Preparação dos legumes

    Levar um tacho ao lume com a água e o caldo de legumes. Numa taça dispor os cogumelos, adicionar água fervente até que hidratem.

    Levar ao lume uma frigideira com 50 gr de manteiga, deixar derreter juntar as folhinhas de espinafres bem lavadas. Mexer até que fiquem com aspeto murcho, tapar com um testo, deixar transpirar um pouco em lume brando. Lavar bem as batatas novas e levar a cozer numa panela com água temperada com sal.

    • Preparação e confeção da Carne

    Levar ao lume uma frigideira com 50 gr de manteiga e quando estiver derretida alourar a carne de ambos os lados. Temperar com sal e pimenta moída no momento. Entretanto dispor na mesa de serviço as fatias de presunto, ligeiramente sobrepostas a formar um retângulo, distribuir por cima os cogumelos escorridos, colocar a carne, comprimir bem, polvilhar com salsa, enrolar e atar com um fio de cozinha. Levar ao forno durante 20 minutos à temperatura de 180º.

    Na frigideira onde selou a carne, adicionar o vinho do Porto e envolver até que resíduos se dissolvam. Adicionar os dentes de alho descascados e esborrachados, deixar ferver durante uns 10 minutos. Depois de cozidas e escorridas corte as batatas ao meio e leve-as a saltear numa frigideira com 1 colher de manteiga, envolva os espinafres e polvilhe com salsa picada.

    • Empratamento

    Cortar a carne em nacos da espessura de 1 dedo, adicionar 2 porções generosamente em namoro com os espinafres e as batatinhas.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?