Tarte de Limão com sabor a Liberdade

por Mário Moreira

Com as pontas dos dedos misturar, 250 gr de farinha, 140 gr de manteiga, 50 gr de açúcar em pó e 1 ovo, até que fique numa massa consistente. Envolver em película aderente e levar ao frigorífico durante 1 h. Enfarinhar a mesa de apoio, estender a massa com a ajuda do rolo de cozinha, até que a massa fique lisa. Ou então, comprar a massa já pronta.

1 embalagem de massa folhada, 2 latas de leite condensado, 5 limões, 1 lima, 6 claras, 5 colheres de sopa de açúcar, papel vegetal, 1 chávena de feijão seco, farinha qb para a mesa de apoio.

Deixar descongelar a massa folhada à temperatura ambiente, na opção de compra. Polvilhar uma superfície lisa, com farinha, estender a massa com a ajuda de um rolo de cozinha.

Forrar com a massa folhada, uma forma com fundo amovível, com aproximadamente 25 cm de diâmetro. Picar a sua base com um garfo. Com uma folha de papel vegetal cobrir a forma e encher com o feijão seco. Levar ao forno a 180º durante 30 minutos. Retirar este preparado do forno, rejeitar o papel vegetal e o feijão, deixar arrefecer.

Abrir e verter as latas de leite condensado para uma taça. Espremer e adicionar o sumo de 5 limões. Envolver bem, levar ao frio, durante 1 hora.

Bater as claras em castelo, adicionar pouco a pouco o açúcar, sem deixar de bater, até que fiquem durinhas e brilhantes.

Preencher a massa folhada com a mistura do leite condensado e o sumo de limão. Usar um saco pasteleiro e encher com as claras batidas com uma boquilha apropriada à feitura e desenho de pequenos montinhos.

Levar ao forno com a resistência de cima ligada até as claras ficarem caramelizadas, douradinhas.

Retirar do forno, polvilhar com raspas de uma lima.

Cortar em fatias triangulares e servir.

Bom apetite!

Um abraço gastronómico.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?