AS CORES DE OUTONO INSTALARAM-SE

por Mário Moreira

As cores de Outono instalaram-se

Quando as árvores se despem de folhas na sua preparação para o frio, nada como as comidindas quentes, gostosas e estimulantes para nos deixarem o corpo reconfortado e de bem com a vida

Nos mercados há novas cores, perfumes e sabores. Não há como percorrer entre as caixas de frutas e hortaliças e deixarmo-nos tentar pelos sabores e aromas que convidam a pratos mais sugestivos num claro apelo de aconchego ao estômago. Há maças, peras, uvas, figos, castanhas, marmelos, nozes, dióspiros, nabos, feijão, nabiças e as couves que se apresentam particularmente viçosas de folhas tenras sem manchas são um ex-libris da gastronomia que rima com caldo verde e uma infindável maneira de confecionar migas e sopas.
É verdade que não há quem asse castanhas como os donos dos velhinhos e tradicionais carrinhos que, no Outono, invadem as ruas e praças das nossas cidades O encantador e inconfundível cheiro adocicado à distância predispõe-nos à inequívoca vontade em devorar um pacotinho de quentinhas e estaladiças castanhas.
Porém, o prazer de as assarmos na nossa própria lareira não tem significado igual. Mais ou menos chamuscadas e impregnadas de cheiro a fumo não há defeito que demova esse prazer de ir assando e saboreando que, acompanhadas do moscatel de Setúbal… nos aquecem as mãos, o estômago e a alma.

Sábado dia 20 realizar-se-á um magusto na feira de Caldas das Taipas.

Bacalhau com broa, castanhas e migas

Ligar o forno à temperatura de 180º. Cortar e dispor fatias de pão com um dedo de espessura no fundo da pingadeira. Por cima colocar 4 postas de bacalhau e 6 dentes de alho esmagados regado com azeite. Cobrir o bacalhau com a massa esfarelada de broa e levar ao forno durante 30 minutos. Noutra pingadeira colocar as batatinhas lavadas e polvilhadas com sal grosso e levar ao forno a assar. Enquanto o bacalhau e as batatas assam, aproveitamos para fazer as migas: 300gr de broa esfarelada, escolher as folhas das nabiças lavar, escorrer e cortar como se fosse para caldo verde. Saltear em azeite e dois dentes de alho picado as nabiças quando começar a sentir o cheirinho do alho e deixe cozer um pouco juntando um copo de água. Adicionar a broa demolhada e com uma colher de pau envolver e deixar cozinhar até as migas ficarem bem consistentes. Tempere com pimenta e retifique o sal. Na parte final coloque a temperatura do forno a 200º a tostar a broa e as batatinhas sem queimar. Saltear 100gr de castanhas congeladas em azeite, 2 alhos esborrachados, pimenta e sal qb. Num prato de serviço sirva o bacalhau com as batatinhas, as migas e as cantanhas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?