ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA
por Mário Moreira Alimentação Vegetariana “Tempo virá em que os seres […]
por Mário Moreira
Alimentação Vegetariana
“Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem” Leonardo da Vinci
Efetuar refeições sem carne ou peixe — alternativa para um estilo de vida saudável — são tão atrativas e saborosas, quanto ótimas para a saúde. São incontáveis as receitas que resultam de pratos soberbos e deliciosos, que combinados, constituem, uma excelente refeição. Influenciadas pelas tradições gastronómicas de todo o mundo, são fáceis de preparar e têm a maravilhosa textura e sabor dos vegetais frescos, crus ou cozinhados.
Da sopa com influência asiática até às sobremesas irresistíveis, há uma panóplia de combinações nutritivas e saborosas que nos permite preparar comida natural e saudável para todos as ocasiões desde a refeição rápida ao jantar com três ou quatro pratos diferentes.
Antes de começar a preparar os vegetais há o particular cuidado de os bem lavar, sem deixar de molho por muito tempo, isso provoca a perda de valiosas vitaminas, tornando-os menos nutritivos.
Grande parte das vitaminas localizam-se por baixo da casca, devendo ser cozinhados e comidos com a pele sempre que possível. Outra das regras para lhes conservar o maior número de nutrientes é a sua confeção pouco antes do seu consumo e quanto menor for a dose, mais fácil, rápida e segura, será a sua confeção.
As autoridades de saúde recomendam comer legumes todos os dias e a obrigatoriedade das ementas vegetarianas a fornecer às crianças e jovens nos estabelecimentos de ensino. Porém, infelizmente, não há formação adequada para a implementação desta prática.
Hoje, é inaceitável, restaurante que se preze, não ter na carta pelo menos um prato vegetariano. Não é aceitável que um cliente peça um prato vegetariano e lhe seja servido uma simples e descuidada salada.
A prática de uma alimentação vegetariana é uma atitude de prevenção, uma opção de alimentação saudável e um comportamento inteligente em defesa do meio ambiente.
Legumes salteados em embrulhinhos de massa filo
Lavar e cortar em palitos de 8cm; pimento vermelho, courgete, aipo, cenoura, alho francês e adicionar numa panela com água a ferver, 3 minutos, retirar e coar. Numa frigideira com azeite, alho esmagado, adicionar uma cebola em meias luas, um tomate em cubos e deixar cozinhar. Adicionar os legumes temperar de sal e pimenta. Pincelar de azeite e polvilhar com oregãos duas folhas de massa filo e colocar os legumes, com a cebolada. Embrulhar a filo e pincelar com ovo batido. Levar ao forno até tostar a massa.Decorar com tomate e folhinhas de mangericão.
Bom apetite! Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 5, 2024
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) refere que tem recebido denúncias sobre o funcionamento do serviço de Finanças de Guimarães.
Dezembro 5, 2024
A agenda da próxima sessão ordinária da Assembleia Municipal de Guimarães está agendada para dia 13 de dezembro, no Auditório da Universidade do Minho.
Dezembro 5, 2024
Este ano, a exposição tem a França como país de destaque. A inauguração teve lugar no início da semana, pelo autarca Alberto Costa.