ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA

por Mário Moreira Alimentação Vegetariana “Tempo virá em que os seres […]

Eggplant rolls

Eggplant rolls

por Mário Moreira

Alimentação Vegetariana

“Tempo virá em que os seres humanos se contentarão com uma alimentação vegetariana e julgarão a matança de um animal inocente como hoje se julga o assassínio de um homem” Leonardo da Vinci

Efetuar refeições sem carne ou peixe — alternativa para um estilo de vida saudável — são tão atrativas e saborosas, quanto ótimas para a saúde.  São incontáveis as receitas que resultam de pratos soberbos e deliciosos, que combinados, constituem, uma excelente refeição. Influenciadas pelas tradições gastronómicas de todo o mundo, são fáceis de preparar e têm a maravilhosa textura e sabor dos vegetais frescos, crus ou cozinhados.

Da sopa com influência asiática até às sobremesas irresistíveis, há uma panóplia de combinações nutritivas e saborosas que nos permite preparar comida natural e saudável para todos as ocasiões desde a refeição rápida ao jantar com três ou quatro pratos diferentes.

Antes de começar a preparar os vegetais há o particular cuidado de os  bem lavar, sem deixar de molho por muito tempo, isso provoca a perda de valiosas vitaminas, tornando-os menos nutritivos.

Grande parte das vitaminas localizam-se por baixo da casca, devendo ser cozinhados e comidos com a pele sempre que possível. Outra das regras para lhes conservar o maior número de nutrientes é a sua confeção pouco antes do seu consumo e quanto menor for a dose, mais fácil, rápida e segura, será a sua confeção.

As autoridades de saúde recomendam comer legumes todos os dias e a obrigatoriedade das ementas vegetarianas a fornecer às crianças e jovens nos estabelecimentos de ensino. Porém, infelizmente, não há formação adequada para a implementação desta prática.

Hoje, é inaceitável, restaurante que se preze, não ter na carta pelo menos um prato vegetariano. Não é aceitável que um cliente peça um prato vegetariano e lhe seja servido uma simples e descuidada salada.

A prática de uma alimentação vegetariana é uma atitude de prevenção, uma opção de alimentação saudável e um comportamento inteligente em defesa do meio ambiente.

Legumes salteados em embrulhinhos de massa filo

Eggplant rolls

Lavar e cortar em palitos de 8cm; pimento vermelho, courgete, aipo, cenoura, alho francês e adicionar numa panela com água a ferver, 3 minutos, retirar e coar. Numa frigideira com azeite, alho esmagado, adicionar uma cebola em meias luas, um tomate em cubos e deixar cozinhar. Adicionar os legumes temperar de sal e pimenta. Pincelar de azeite e polvilhar com oregãos duas folhas de massa filo e colocar os legumes, com a cebolada. Embrulhar a filo e pincelar com ovo batido. Levar ao forno até tostar a massa.Decorar com tomate e folhinhas de mangericão.

Bom apetite! Um abraço gastronómico.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES