A ELEGANTE E SEDUTORA BERINGELA

por Mário Moreira

A elegante e sedutora Beringela

Não é só uma potência gastronómica, pronta a ser trabalhada com o maior prazer por qualquer cozinheiro inovador…

Há uns 20 anos quando comecei a introduzir nas minhas guarnições de legumes, courgetes e beringelas, ouvi uma frase que mostra o quanto somos conservadores nos nossos hábitos alimentares…

”Ó chef, o que é isto, cabaças? beringelas?  Não como! Isto é comida que eu dou todos os dias aos meus porcos”! A forma agressiva e preconceituosa com que foi dito fez-me estremecer. Não desisti.

Há uma enorme necessidade de falar deste inagualável legume, ao contrário do que se possa pensar, é de ingrediente de uma enorme grandeza gastronómica…quase, sem calorias.

É um prazer comer sem engordar, a Beringela pertence a esse curto reduto mágico de alimentos, muito belos e sedutores onde a água se transforma em carne vegetal numa disposição aos mais luxuriantes prazeres, numa imagem corporal de linhas cuidadas…

A Beringela impõe-se pela sua versatilidade, pode ser confecionada, cozida, grelhada, frita, estufada… Adoro quando faço combinações em estufados. Ajuda a eliminar as gorduras e engrossar os molhos da sua confeção e confere um sabor delicioso.

Combina muito bem com o clima mediterrânico numa amálgama de sabores onde se destacam o azeite, a cebola o tomate, o alho e ervas aromáticas estimudando o prazer gustativo e promovendo uma alimentação saudável.

É um alimentos que se encontra nas maiores prioridades dos vegetarianos. É um produto em estudo permanente na comunidade centífica internacional. Tem a capacidade de ajudar a reduzir os níveis de colesterol e comer com todo o prazer à mesa sem  receio de engordar, podendo ser uma poderosa amiga do coração como já o é dos nossos estômagos. A sua casca, devidamente, confecionada tem um elevado conteúdo de fibra, contribuindo deste modo para um bom funcionamento intestinal. Experimente e escolha sem receio uma Beringela de pele roxa-escura, de polpa firme e intacta e abra as gavetas da sua imaginação…

 “Beringela Recheada de Bacalhau em molho bechamel”

Num tacho com água colocar as beringelas cortadas no comprimento. Deixar cozer, remover a sua polpa. Refogar em azeite a cebola, alhos picados,  alho francês,  cenoura raspada, o bacalhau e adicionar a polpa de 1 beringela. Temperar de sal, pimenta e oregãos. Num tachinho adicionar a manteiga, deixar de amoleça, acrescentar a farinha, deixar que absorva a gordura e mude de cor. Verter aos poucos a água da cozedura da beringela, até que fique num creme firme, temperado de sal de nóz moscada. Envolver este molho ao bacalhau. Preencher as beringelas com o bacalhau. Vai ao forno até gratinar.

Bom apetite.

Um abraço gastronómico.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?