O DESLUMBRE E ENCANTO DO VERDE ONDE O FADO E A CULTURA PORTUGUESA MARCAM PRESENÇA DE PRESTÍGIO
por Mário Moreira Mainz-Frankfurt, cidade milenar. O deslumbre e encanto do […]
por Mário Moreira
Mainz-Frankfurt, cidade milenar. O deslumbre e encanto do verde onde o fado e a cultura portuguesa marcam presença de prestígio
Por razões profissionais, esta visita a Mainz, deixou-me agradavelmente surpreso, sendo impossível descrever todos os motivos.
O que mais me sensibilizou, o verde dos parques, bosques, florestas, campos, montanhas, áreas vastíssimas a perder de vista, sem ponta de queimadas ou incêndios, com temperaturas superiores ou a rondar os 30º.
A preservação da natureza, não é treta, nem letra morta, é um bem inestimável de todos e cada um contribui de forma exemplar para uma melhor qualidade de vida…Encanto e impressionante beleza!
A parte velha da cidade, indentifica a fabulosa riqueza nos incontáveis e milenares edifícios que atraiem turistas de todo o mundo, verdadeira promoção ao património histórico bem preservado. Há pedaços da nossa identidade e memória em Portugal, mal preservados ou abandonados…
A Catedral de Mainz, tesouro de arte, história e beleza, com mais de mil anos, observada por todos os cantos do burgo, é o mais importante símbolo da cidade.
Os combustíveis, sobem e descem, como de uma “bolsa de valores” se tratasse, sobem em horas de ponta e descem nas horas paradas, todos os dias. Quando estão mais altos, são mais baixos que em Portugal. Isto parece anedótico, se pensarmos, que os valores salariais mais baixos são três vezes maiores que em Portugal.
Porque nos preocupamos tão pouco com esta “bandeira”, numa luta permanente, pela descida dos combustíveis…?
O Restaurante Fado, em, Ober-Olm-Mainz, bela surpresa, é um local de culto ao fado e às tradições portuguesas. Realiza eventos temáticos, de forma efusiva e fervorosa à exaltação da cultura nacional, de fazer inveja a muitas casas em Portugal. Mesa prasenteira, briosa e cuidada, carta recheada de excelente comida e de bons vinhos. Uma panóplia de quadros, guitarras, xailes, alusivos ao fado e Portugal, presentes nas paredes embelezam e enaltecem, decoração soberba. Local acolhedor, profissional, de enorme requinte, o calor humano é a palavra chave, a cereja, no topo do bolo. Os seus proprietários, Fátima e Carlos, seu mentor e profundo conhecedor de gastronomia e vinhos, são a alma portuguesa, a alma do sucesso desta magnifica casa, onde tem nos alemães, rendidos ao fado, a sua principal matéria prima.
“Dourada escalada com batata a murro e frescos da horta”
Escalar a dourada, grelhar de ambos os lados, temperada de sal. Batatinhas a murro, ervilhas de quebrar, cenouras salteadas na frigideira com azeite, sal, pimenta e alho. Montar o prato, verter o azeite em cima do peixe. Decorar com rodela de limão.
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.