SARDINHA “ASSADA” NA BRASA, PITÉU NACIONAL
por Mário Moreira O verão é um verdadeiro hino à vida […]

por Mário Moreira
O verão é um verdadeiro hino à vida
Sardinha “assada” na brasa, pitéu nacional
A sardinha assada na brasa é um prato tradicional da nossa cozinha e uma das sete maravilhas da gastronomia Portuguesa.
Lembro-me, como uma sardinha e um naco de pão fazia “maravilhas”…ao saciar o estômago e o molho que caía pelas mãos dava para besuntar mais um naco e matar a fome, num tempo que se andava descalço, que não havia água potável, nem esgotos, nem eletricidade, nem nada…parece que estou a falar da idade média, mas não, foi só há uns 50 anos.
Hoje, é considerada um verdadeiro pitéu a que não ficamos indiferentes.
Pelo “S. João a sardinha pinga no pão” o que significa que está gorda, boa para comer. A sardinha deseja-se brinlhante e com muita escama, condição excelente para a grelha. Diz-se “assada” mas o seu nome correto é sardinha na grelha ou na brasa.
Só os Irlandeses e os Japoneses consomem mais sardinhas que os portugueses.
Os 4 meses sem “R” tornam-se no periodo de melhor qualidade; Maio, Junho, Julho e Agosto.
Há uns vinte anos no Luxemburgo quando me deram sardinhas congeladas para confecionar, confesso que fiquei surpreso… Porém, as sardinhas são congeladas com água do mar onde lhe é conferido todo o seu sabor e textura. O resultado final é surpreendente.
Existem inúmeras receitas e diversas formas de confeção; assadas, grelhadas, no forno, de
escabeche, em “costeletas”/espalmadas, em filetes, conservas, albardadas…
É obrigatório acompanhar este inesquecível pitéu com uma salada de pimentos assados, cebola às rodelas e batata cozida com ou sem casca e bem regada com azeite .
Covém referir que nos últimos anos o seu preço inflacionou. À sua escassez as grandes superfícies açambarcam e armazenam parte substâncial e ganham cabazes de guito. A UE impõe quotas e para o ano haverá muito menos sardinha. Os valores irão disparar, seguramente, para valores provocatórios…
Há quem diga que o tamanho pouco importa, mas o tamanho da sardinha pesa na qualidade, quanto maior, pior é a sua qualidade!
Sardinhas na brasa cebolada de pimentos e batata com casca assada no forno ao sal
Com sal grosso grelhar de ambos os lados. Assar os pimentos até ficarem tostados, fechar num saco transparente algum tempo e reabrir debaixo de água. A superfície queimada vai cair. Esta ténica impede que se coma a casca, que cria mau estar,e é fácilmete digerivel. Ficam uma delícia. Adicionar aos pimentos rodelas de cebola, temperar com alho picado, folhinhas de oregãos, pimenta, sal grosso, azeite e vinagre. Cozer batata com casca ou então levar ao forno em tabuleiro com sal. Maravilha!
Bom apetite.
Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Março 24, 2025
“Considerando que é um projeto estratégico e prioritário para o concelho, o conjunto de informações que vêm sendo disponibilizadas de forma avulsa, não contribui para o total e bom esclarecimento dos vimaranenses”, disse o vereador do PSD, Ricardo Araújo.
Março 24, 2025
O Teatro Jordão será palco de uma conferência sobre competitividade e inovação empresarial, no próximo dia 27 de março, às 17h00. Sob o tema "Novos Tempos, Novos Desafios, Mais Competitividade", o evento reunirá especialistas e líderes de diferentes áreas para discutir os desafios e oportunidades num cenário económico em constante evolução.
Março 24, 2025
“O aumento da pedonalização do centro da cidade é fundamental para devolver a cidade aos cidadãos, e para o comércio local”. Quem o diz é Domingos Bragança.