FEIJOADA DE JAVALI
por Mário Moreira
por Mário Moreira
A Serenidade da paisagem e do clima, a fertilidade dos terrenos, a exposição solar e as encostas pouco escarpadas favorecem o estabelecimento humano nos bosques. O homem apropriou-se e substituiu a vegetação por pomares, olivais e vinhas. As frondosas manchas do bosque recuaram, ficando limitadas às margens das zonas cultivadas. Os bosques não rejeitam a presença humana e os camponeses sempre os trataram com o mesmo empenho como o cultivo da sua horta.
São inúmeras as dádivas do bosque: os cheiros e os sons indiscritíveis, fungos, bagas, frutos silvestres, ervas e raízes medicinais, cogumelos, castanhas…ingredientes que uma cozinha de excelência não prescinde.
A serenidade e o perigo andam de maõs dadas. As emoções que nascem no deslumbramento da paisagem, dos seus silêncios, da queda impetuosa e harmoniosa das águas cristalinas, são as condições em que habitam os animais dos bosques, que escondidos nas cores bucólicas da floresta, descansam de dia, para saírem boémios na noite, quando a quietude é máxima e os sentidos estão despertos para detectar o mínimo sinal de perigo.
O javali é um antepassado doméstico, resultado de uma série de cruzamentos originários de vários pontos e lugares para fins de caça. O peso de um adulto pode variar entre os 50 e 180kg. Alimenta-se de tudo quanto há de melhor, o dificil é escolher. São solitários e juntam-se à vara chefiada por fêmeas, no inverno, estação de acasalamento. Se o javali for de peso normal, aconselha-se uma generosa marinada de várias horas, se o seu peso, for de respeito, pode marinar durante um ou dois dias em vinho tinto, alhos esmagados, pimentão doce, cominhos, tomilho, alecrim, alho francês, piri-piri, sal e um cálice de aguardente.
O Javali tem uma carne de sabor intenso, tenra, suculenta, apetitosamente, gulosa e pode confecionar-se de múltiplas maneiras.
A sua carne é escura e é muito apreciada, caracterizando-se pela pouca gordura, pela quase isenção de coleterol, muito rica em proteínas e sais minerais.
Ingredientes, preparação e confeção, para 4 pessoas
Cozer 500gr de feijão branco demolhado. À parte refogar 3 cebolas, 5 dentes de alhos, 1 folha de louro em azeite e quando estiver bem macio, adicionar 1kg de javali cortado em pedaços, 100gr de presunto e 1 bom chouriço de vinho em meias luas. Quando ferver adicione a marinada. No momento em que as carnes estiresm tenras, junte o feijão e 2 pencas cortadas. Deixar ferver até ficar tudo bem confecionado. Retifique os temperos.
Bom apetite! Um abraço gastronómico.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 21, 2024
Foi lançado, esta segunda-feira, o projeto EcoBox – Caixa de Desperdício Alimentar, integrado na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. A iniciativa, promovida pelo município em parceria com o Laboratório da Paisagem e a Vitrus Ambiente, tem como objetivo "combater o desperdício alimentar através da disponibilização gratuita de embalagens sustentáveis que permitem aos clientes de restaurantes levar para casa o que sobra das suas refeições", anunciam em comunicado.
Novembro 21, 2024
A segunda fase do Campeonato Nacional da II Divisão feminina começa e termina em Guimarães. O Vitória Sport Clube, que procura o título e a promoção à Liga BPI, vai receber o CF Benfica na jornada inaugural, marcada para o dia 14 de dezembro.
Novembro 21, 2024
No próximo sábado, União de Leiria e Vitória SC enfrentam-se num duelo a contar para a Taça de Portugal. Armando Marques, com uma ligação a ambos os clubes, partilha as suas expectativas para o jogo e revela que já não ocupa o cargo de presidente da SAD do União de Leiria.