Perna de Borrego com Feijão Vermelho

por Mário Moreira 1 perna de borrego de 2 kg desossada, […]

comida

por Mário Moreira

1 perna de borrego de 2 kg desossada, 350 gr de feijão vermelho, 1 naco generoso de toucinho salgado de 300 gr, 5 dentes de alho, 1 molhinho de salsa, 2 cebolas médias, 80 gr de manteiga, 3 tomates grandes maduros, 1 copo de vinho branco,1 colher de sopa de banha, 1 colher de sopa de folhinhas de alecrim fresco, fio de cozinha, folha de alumínio, sal e pimenta qb.

Demolhar o feijão, durante a noite, juntar o naco de toucinho salgado e lavado. Levar ao lume um tacho com o feijão demolhado, o toucinho, cobrir com água fria, deixar cozer entre 1 a 1hora ½, em lume brando.

Numa frigideira levar ao lume com um pouco de manteiga, os alhos descascados e picados, deixar refogar com a salsa picada, uma colher de manteiga, as folhinhas de alecrim esmagadas ou picadas, até que todos os ingredientes fiquem macios. Juntar sal e pimenta a gosto, envolver bem. Deixar que arrefeça, reservar um pouco deste creme e introduzir o restante na cavidade da perna de borrego. Atar a perna com o fio de cozinha, com intervalos de 3 cm. Esfregar a parte exterior da perna a parte reservada do preparado, cobrir com a folha de alumínio e levar ao forno durante 45 minutos, à temperatura de 180º. Retirar a folha de alumínio. Aumentar o forno para 200º e deixar ganhar cor, aproximadamente 15 minutos.

Levar ao lume um tacho com a banha, alourar as cebolas bem picadinhas. Verter o copo de vinho branco, deixar evaporar. Adicionar os tomates cortados em cubinhos, de preferência sem peles e deixar reduzir. Verter uma conha de caldo da cozedura dos feijões, ferver e deixar reduzir, para metade, os líquidos incorporados. Adicionar o feijão escorrido e o toucinho cortado em bocados.

Deixar confecionar em lume brando até que todos os ingredientes fiquem bem abraçados.

Quando a perna de borrego estiver pronta, retirar do lume, manter em local quente e misturar a sua gordura na confeção do feijão.

Numa terrina ou travessa de serviço quente, dispor o feijão banhado no molho, com a carne de borrego, trinchada em fatias, por cima. Guarnecer ou decorar agosto com gomos de laranja, ou folhinhas de hortelã, ou raminhos de alecrim.

 

Um abraço gastronómico.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES